Show simple item record

dc.contributor.authorContrigiani, Ariele Carolina
dc.date.accessioned2021-08-13T14:44:11Zeng
dc.date.available2021-08-13T14:44:11Zeng
dc.date.issued2021-05-25eng
dc.identifier.citationCONTRIGIANI, Ariele Carolina. Circuitos curtos de comercialização por meio de cestas agroecológicas: sustentabilidade socioeconômica na agricultura familiar. 2021. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14747.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14747por
dc.description.abstractIn recent years, it has been a growing weakening of public policies for the disposal of products and investment in family farming. This fact hindered and directly affected the production process and, for many families of family farmers, the only marketing channel they accessed. Today, experiences of groups of farmers and cooperatives continue to be created and they propose and use short circuits as a form of marketing, recognizing the role of the family farmer in the development of more sustainable food systems. This research aims to investigate the changes that commercialization, via short circuits through agro ecological baskets, reflected in the lives of farmers belonging to the Cooperflora Cooperative linked to the Landless Rural Workers Movement (MST) and established in the Sustainable Development Project (PDS) of the Milton Santos settlement. For this, the case study was chosen as methodological support, being a research of a descriptive and exploratory character with quantitative and qualitative data. For the collection of primary data, semi-structured forms will be applied with Cooperflora farmers who sell agro-ecological baskets, interviews with leaders from the MST's Production, Commercialization and Environment Sector (SPCMA) and observation at meetings, assemblies, spaces to think about the composition and marketing of baskets. The dissertation is organized in the form of articles, thus constituted in general introduction, four chapters / articles and general considerations. From the analysis of the results of the set of the four articles, it is concluded that the commercialization of Agro ecological Baskets for consumption groups has the potential to re-signify the relations between farmers and consumers, making them both feel that they are members of the agro food chain, generating positive points for both sideseng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento ruralpor
dc.subjectGrupos de consumopor
dc.subjectRedes alimentares alternativaspor
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectRural developmenteng
dc.subjectConsumer groupseng
dc.subjectAlternative food networkseng
dc.titleCircuitos curtos de comercialização por meio de cestas agroecológicas: sustentabilidade socioeconômica na agricultura familiarpor
dc.title.alternativeShort circuits of commercialization of agrocological baskets: socioeconomic sustainability in family agricultureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marjotta-Maistro, Marta Cristina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987280258617095por
dc.contributor.advisor-co1Montebello, Adriana Estela Sanjuan
dc.contributor.advisor-co1Sautier, Denis
dc.description.resumoNos últimos anos houve um crescente enfraquecimento das políticas públicas de escoamento de produtos e de investimento na agricultura familiar. Fato que dificultou e atingiu diretamente o processo produtivo e, ainda, para muitas famílias de agricultores familiares, o único canal de comercialização que acessavam. Perduram e criam-se experiências de grupos de agricultores e cooperativas que propõem e utilizam os circuitos curtos como uma forma de comercialização, reconhecendo o papel do agricultor familiar no desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis. A presente pesquisa visa investigar as mudanças que a comercialização, via circuitos curtos por meio das cestas agroecológicas, refletiram na vida dos agricultores pertencentes à Cooperativa Cooperflora, ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e estabelecida no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) do assentamento Milton Santos. Para tal, foi escolhido como aporte metodológico o estudo de caso, sendo uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com dados quantitativos e qualitativos. Para o levantamento de dados primários foram aplicados formulários semiestruturados com os agricultores da Cooperflora que comercializam as cestas agroecológicas, entrevistas com dirigentes do Setor de Produção, Comercialização e Meio Ambiente (SPCMA) do MST e observação nas reuniões, assembleias, espaços para pensar a composição e comercialização das cestas. A dissertação está organizada em formato de artigos, assim, constituída em introdução geral, quatro capítulos/artigos e considerações gerais. A partir da análise dos resultados do conjunto dos quatro artigos, conclui-se que a comercialização de Cestas Agroecológicas para os grupos de consumo tem o potencial de ressignificar as relações entre agricultores e consumidores, fazendo com que ambos se sintam sujeitos integrantes da cadeia agroalimentar, gerando pontos positivos para os dois os lados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1980176420881230por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil