dc.contributor.author | Ruy, Leonardo Seneme | |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T12:59:48Z | |
dc.date.available | 2021-08-16T12:59:48Z | |
dc.date.issued | 2021-01-15 | |
dc.identifier.citation | RUY, Leonardo Seneme. Bicho-homem ou homem-bicho? Uma leitura ecocrítica de Bichos, de Miguel Torga. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14753. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14753 | |
dc.description.abstract | This study aims to carry out a reading of the collection of short stories Bichos
(1940), by the Portuguese writer Miguel Torga (1907-1995), through the ecocritics,
seeking to verify aspects related to environmental criticism and its contributions to
questions about the condition of human life in its natural environment. Therefore, the
analysis intended here will be divided into two stages, the first being aimed at
delimit the concept of ecocritic and seek its dialogues with Torguian tales; and the
second, in the reflection on the construction of these protagonists, with the articulation of
four concepts that branch out: Bioethics, Biocentrism, Sustainability and
Topophilia. It is known that literature intrinsically has a historical relationship with
social media, and nature would be no different. However, the thoughts
critics of human interference in nature and its ecological implications, which
originated at the end of the 18th century, were only consolidated after the second half of the 20th century, as well as its echoes in literature. The work Bichos, by Miguel Torga, has its first publication in 1940, in a period prior to the stabilization of this line,
but where one can already observe an effervescent incursion of these debates. So
being, in a reading proposal from an anachronistic theoretical-critical path,
I opted here for the analytical bias of ecocritic, leaving the paths already outlined in its
critical fortune, with presentist and neorealist emphases. It is intended, therefore,
underline the interaction between animals, including humans, with themselves and
its physical space, allowing reflections and questions inserted in a critical debate,
political and, above all, ecological of these relationships. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ecocrítica | por |
dc.subject | Biocentrismo | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Ficção portuguesa moderna | por |
dc.subject | Miguel Torga | por |
dc.subject | Ecocritics | por |
dc.subject | Biocentrism | por |
dc.subject | Sustainability | por |
dc.subject | Portuguese modern fiction | por |
dc.title | Bicho-homem ou homem-bicho? Uma leitura ecocrítica de Bichos, de Miguel Torga | por |
dc.title.alternative | Animal man or man animal? An ecocritic reading of Bichos, by Miguel Torga | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Valentim, Jorge Vicente | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4427303771174064 | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo realizar uma leitura da coletânea de contos Bichos
(1940), do escritor português Miguel Torga (1907-1995), pelo viés da Ecocrítica,
procurando verificar aspectos relacionados à crítica ambiental e suas contribuições aos
questionamentos sobre a condição da vida humana em seu meio natural. Para tanto, a
análise aqui pretendida estará divida em duas etapas, sendo a primeira destinada a
delimitar o conceito de Ecocrítica e buscar seus diálogos com os contos torguianos; e a
segunda, na reflexão da construção desses bichos protagonistas, com a articulação de
quatro conceitos que se ramificam: a Bioética, o Biocentrismo, a Sustentabilidade e a
Topofilia. Sabe-se que a literatura possui, intrinsecamente, uma relação histórica com
os meios sociais, e com a natureza não seria diferente. Contudo, os pensamentos
críticos da interferência humana na natureza e suas implicações ecológicas, que se
originaram no final do século XVIII, só se consolidaram após a 2ª metade do século
XX, bem como seus ecos na literatura. A obra Bichos, de Miguel Torga, tem sua
primeira publicação em 1940, num período anterior ao da estabilização dessa linha,
mas onde já se podem observar uma incursão efervescente destes debates. Assim
sendo, numa proposta de leitura a partir de um caminho téorico-crítico anacrônico,
optei, aqui, pelo viés analítico da Ecocrítica, saindo dos caminhos já perfilados de sua
fortuna crítica, com ênfases presencistas e neorrealistas. Pretende-se, portanto,
sublinhar a interação entre os bichos, incluindo os seres humanos, com eles mesmos e
seu espaço físico, permitindo reflexões e indagações inseridas num debate crítico,
político e, sobretudo, ecológico dessas relações. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2276704131769342 | por |
dc.publisher.course | Letras - Espanhol - LLE | por |