Show simple item record

dc.contributor.authorMariano, Laura Andreoli
dc.date.accessioned2021-10-18T11:03:44Z
dc.date.available2021-10-18T11:03:44Z
dc.date.issued2021-06-28
dc.identifier.citationMARIANO, Laura Andreoli. Leitura em tempos da pandemia da COVID-19: uma análise da campanha #juntospelolivro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15017.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15017
dc.description.abstractAs a society, we share a common representation of what it is to “be a reader”, that comes from a historically, socially and culturally constituted “discursive memory” about reading. In 2019, we witnessed an important downturn in the Brazilian economy, rising unemployment and a labor reform with relevant losses of rights on the part of workers. This economic crisis was accompanied, in 2020, by the announcement of the COVID-19 pandemic. In this scenario, several commercial sectors became even more fragile, such as the book sector. Then, the campaign #juntospelolivro was created, conceived by approximately 100 small and medium entrepreneurs in the book and publishing sector. This campaign had national circulation through Instagram and aimed to encourage reading habits and thus supporting the book trade. Besides, it consisted of a series of publications in the form of "posts" with this hashtag. With the analysis of these posts, we aim to analyze the discourses about reading and the reader mobilized in it. For this, we will analyze the verbal and non-verbal languages of these posts, as well as the argumentative strategies used. Our analysis is theoretically and methodologically based on principles of Discourse Analysis and Cultural History of Reading, as well as on studies by Brazilians researchers on reading. Among the results obtained in our analysis, we observed that, in these posts, we frequently resorted to the presentation of reading printed books as a healthy practice in this scenario of pandemic and social isolation. The posts of this campaign made special use of representations of reading as a form of “entertainment and hobby”, “therapy in times of pandemic”, and “company and antidote against loneliness” in times of social isolation. Thus, in a peculiar way to what we generally see about reading, we have more often found medical and therapeutic fields lexicon emerge in the characterization of this practice.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursos sobre a leiturapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectHashtag #juntospelolivropor
dc.subjectDiscourses about readingeng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleLeitura em tempos da pandemia da COVID-19: uma análise da campanha #juntospelolivropor
dc.title.alternativeReading in times of the COVID-19 pandemic: an analysis of the #togetherspelobook campaigneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luzmara Curcino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849994635754652por
dc.contributor.advisor-co1Varella, Simone Garavello
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960953221144305por
dc.description.resumoComo sociedade, compartilhamos uma representação comum do que é “ser leitor”, provinda de uma “memória discursiva” histórica, social e culturalmente constituída sobre a leitura. Em 2019, testemunhamos um importante recuo na economia brasileira, o aumento do desemprego e uma reforma trabalhista com perdas relevantes de direitos por parte dos trabalhadores. Essa crise econômica veio acompanhada, em 2020, do anúncio e da instalação da pandemia da COVID-19. Nesse cenário, vários setores comerciais fragilizaram-se ainda mais, tal como o setor livreiro. Criou-se, então, a campanha, idealizada por aproximadamente 100 pequenos e médios empreendedores do setor livreiro e editorial, intitulada #juntospelolivro. Essa campanha, de circulação nacional via Instagram, teve por objetivo o incentivo à leitura, ao hábito leitor e, com isso, ofereceu apoio ao comércio de livros, consistindo em uma série de publicações em formato de “posts” com essa hashtag. Com a análise dessas postagens, objetivamos analisar os discursos sobre a leitura e sobre o leitor nelas mobilizados. Para isso, analisaremos as linguagens verbal e não verbal dessas publicações, bem como as estratégias argumentativas empregadas. Nossa análise subsidia-se teórica e metodologicamente em princípios da Análise do discurso e da História Cultural da leitura, assim como em estudos de pesquisadores brasileiros sobre o tema. Entre os resultados obtidos em nossa análise, observamos que, nelas, recorreu-se com frequência à apresentação da leitura de livros impressos como uma prática salutar nesse cenário de pandemia e isolamento social. As postagens dessa campanha valeram-se especialmente das representações da leitura como forma “de entretenimento e passatempo”, como “terapia em tempos de pandemia” e como “companhia e antídoto contra a solidão” em tempos de isolamento social. Assim, de modo peculiar ao que em geral se diz sobre a leitura, vimos emergir com mais frequência um léxico do campo médico e terapêutico na caracterização dessa prática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2442735951407047por
dc.publisher.courseLetras - Espanhol - LLEpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil