dc.contributor.author | Santos, Rosilaine dos | |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T19:07:33Z | |
dc.date.available | 2021-12-03T19:07:33Z | |
dc.date.issued | 2021-11-10 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rosilaine dos. Altas habilidades ou superdotação na área artística: revisão bibliográfica em bancos de dados com pesquisas nacionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15264. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15264 | |
dc.description.abstract | Throughout human history, many people have been considered, often by common sense, to be
very intelligent even geniuses, because they have excelled in some way in one or more Fields
of ability. The artistic area is among them, since Art is considered an important process of
human evolution. Art is not a collection of beautiful objects, but an inner experience with
responses to the outside world, depending on the viewer's interpretation, and it is public and
not a private phenomenon. Thus, with a qualitative analysis, the aim of the present research is
to investigate and analyze the existing bibliographic production on High Abilities or
Giftedness (AHSD) in the artistic field in the Brazilian scenario. A bibliographic review was
carried out with searches for scientific productions at databases of national researches, such
as: Portal de Periódicos da CAPES; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD); Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Acadêmico between
2010 and 2020. As results were found seven (07) productions, being two (02) dissertations,
three (03) articles and two (02) course completion papers. Of these productions, three (03)
were developed at the University of Brasilia (UNB). Also, it is conclusive that few studies
were found on AHSD in the artistic field in Brazil, which reveals that the theme needs to be
further explored. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.subject | Área artística | por |
dc.subject | Artes | por |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | High abilities | eng |
dc.subject | Giftedness | eng |
dc.subject | Artistic field | eng |
dc.subject | Arts | eng |
dc.title | Altas habilidades ou superdotação na área artística: revisão bibliográfica em bancos de dados com pesquisas nacionais | por |
dc.title.alternative | High abilities or giftedness in the artistic field: bibliografical revision of national researches at data bases | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Rangni, Rosemeire de Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6399149504309769 | por |
dc.description.resumo | Ao longo da história da humanidade, muitas pessoas têm sido consideradas, muitas vezes pelo
senso comum, muito inteligentes até mesmo geniais, porque se destacam de alguma maneira
em uma ou mais áreas de capacidade. A área artística encontra-se entre esses domínios, tendo
em vista que a Arte é considerada um processo importante da evolução humana. A Arte não é
um conjunto de objetos belos, mas sim uma experiência interior com nossas respostas ao
mundo exterior, dependendo da interpretação do espectador, sendo ela um fenômeno público
e não privado. Assim, com análise qualitativa o objetivo da presente pesquisa é averiguar e
analisar quais as produções bibliográficas existentes sobre as altas Habilidades ou
Superdotação (AHSD) na área artística no cenário brasileiro. Empreendeu-se uma revisão
bibliográfica com buscas de produções científicas em portais com pesquisas nacionais, tais
quais: Portal de Periódicos da CAPES; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD); Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico com
periodicidade entre 2010 a 2020. Como resultados foram encontradas sete (07) produções que
atenderam os critérios de buscas, sendo duas (02) dissertações, três (03) artigos e dois (02)
trabalhos de conclusão de curso. Dessas produções, três (03) foram desenvolvidas na
Universidade de Brasília (UNB). Também, é conclusivo que foram achados poucos estudos
sobre AHSD na área artística no âmbito brasileiro, o que revela que o tema precisa ser mais
explorado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2223029644293695 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |