Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Rosilaine dos
dc.date.accessioned2021-12-03T19:07:33Z
dc.date.available2021-12-03T19:07:33Z
dc.date.issued2021-11-10
dc.identifier.citationSANTOS, Rosilaine dos. Altas habilidades ou superdotação na área artística: revisão bibliográfica em bancos de dados com pesquisas nacionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15264.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15264
dc.description.abstractThroughout human history, many people have been considered, often by common sense, to be very intelligent even geniuses, because they have excelled in some way in one or more Fields of ability. The artistic area is among them, since Art is considered an important process of human evolution. Art is not a collection of beautiful objects, but an inner experience with responses to the outside world, depending on the viewer's interpretation, and it is public and not a private phenomenon. Thus, with a qualitative analysis, the aim of the present research is to investigate and analyze the existing bibliographic production on High Abilities or Giftedness (AHSD) in the artistic field in the Brazilian scenario. A bibliographic review was carried out with searches for scientific productions at databases of national researches, such as: Portal de Periódicos da CAPES; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Acadêmico between 2010 and 2020. As results were found seven (07) productions, being two (02) dissertations, three (03) articles and two (02) course completion papers. Of these productions, three (03) were developed at the University of Brasilia (UNB). Also, it is conclusive that few studies were found on AHSD in the artistic field in Brazil, which reveals that the theme needs to be further explored.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectÁrea artísticapor
dc.subjectArtespor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectHigh abilitieseng
dc.subjectGiftednesseng
dc.subjectArtistic fieldeng
dc.subjectArtseng
dc.titleAltas habilidades ou superdotação na área artística: revisão bibliográfica em bancos de dados com pesquisas nacionaispor
dc.title.alternativeHigh abilities or giftedness in the artistic field: bibliografical revision of national researches at data baseseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rangni, Rosemeire de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6399149504309769por
dc.description.resumoAo longo da história da humanidade, muitas pessoas têm sido consideradas, muitas vezes pelo senso comum, muito inteligentes até mesmo geniais, porque se destacam de alguma maneira em uma ou mais áreas de capacidade. A área artística encontra-se entre esses domínios, tendo em vista que a Arte é considerada um processo importante da evolução humana. A Arte não é um conjunto de objetos belos, mas sim uma experiência interior com nossas respostas ao mundo exterior, dependendo da interpretação do espectador, sendo ela um fenômeno público e não privado. Assim, com análise qualitativa o objetivo da presente pesquisa é averiguar e analisar quais as produções bibliográficas existentes sobre as altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) na área artística no cenário brasileiro. Empreendeu-se uma revisão bibliográfica com buscas de produções científicas em portais com pesquisas nacionais, tais quais: Portal de Periódicos da CAPES; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico com periodicidade entre 2010 a 2020. Como resultados foram encontradas sete (07) produções que atenderam os critérios de buscas, sendo duas (02) dissertações, três (03) artigos e dois (02) trabalhos de conclusão de curso. Dessas produções, três (03) foram desenvolvidas na Universidade de Brasília (UNB). Também, é conclusivo que foram achados poucos estudos sobre AHSD na área artística no âmbito brasileiro, o que revela que o tema precisa ser mais explorado.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2223029644293695por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil