Mostrar el registro sencillo del ítem
Família ouvinte e filho surdo: um levantamento bibliográfico
dc.contributor.author | Silva, Jakeline Santana | |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T12:41:33Z | |
dc.date.available | 2022-02-01T12:41:33Z | |
dc.date.issued | 2021-11-23 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Jakeline Santana. Família ouvinte e filho surdo: um levantamento bibliográfico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15530. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15530 | |
dc.description.abstract | When a child is born it is in the family context that all the firsts references take place. Is where the child will learn and develop his primary social, intellectual and communication skills. Therefore, the family plays a significant social and affective role in this individual's life. The importance of the family for the care and development of a child is unquestionable, as it is in this environment that their first interaction with the world and the education of their social identity begins. A deaf child with hearing parents will be placed in a culture and language that they do not have access to, so the family will have to accept this child and learn about their culture and language so that this individual can develop socially, psychologically and emotionally. The present study aims to identify the researches produced about deaf relatives and sign language, in the portal of CAPES, Scielo and Google Scholar Journals in the last ten years, (2011 - 2021). At the end of the survey, were founded an amount of 21 articles that put in discussion hearing family members with deaf children and sign language. Despite being a low researched topic, studies indicate that early diagnosis with good guidance and professional follow-up with family members it reduces the sense of guilt, thoughts and ignorance about the deaf individual and their culture, being a family network with the necessary guidance and support to respect the language and subjectivity of the deaf individual, improving the affective and family ties that are so important for the full development of the deaf child. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Família ouvinte | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Libras | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Communication | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | Hearing family | eng |
dc.subject | Deafness | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | Família ouvinte e filho surdo: um levantamento bibliográfico | por |
dc.title.alternative | Listening family and deaf son: a survey bibliographic | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Lara Ferreira dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7312070448044165 | por |
dc.description.resumo | Quando uma criança nasce é no contexto familiar que ela buscará suas referências e desenvolverá suas habilidades sociais, intelectuais e comunicacionais primárias. Dessa forma, a família desempenha um significativo papel social e afetivo na vida desse indivíduo. Desse modo, é nessa interação família-criança que se desenvolve a linguagem para que ocorra a comunicação nesse meio. A criança surda tendo os seus progenitores ouvintes estará inserida em uma cultura e língua que não tem acesso, assim a família terá que aceitar essa criança e buscar aprender sobre sua cultura e sua língua para que esse indivíduo se desenvolva psicologicamente, socialmente e emocionalmente. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar as pesquisas produzidas sobre familiares de surdos e língua de sinais, no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Scientific Electronic Library Online - ScieELO e Google Acadêmico nos últimos dez anos (2011 até abril de 2021). Ao final do levantamento totalizou-se 21 artigos para serem analisados, que versam sobre familiares ouvintes, filhos surdos e língua de sinais. Apesar de ser uma temática pouco pesquisada, os estudos indicam que o diagnóstico precoce com uma boa orientação e acompanhamento profissional junto aos familiares, diminui a sensação de culpa, pensamentos e desconhecimento acerca do indivíduo surdo e sua cultura. Sendo assim, uma rede familiar com orientação e suporte necessário para respeitar a língua e a subjetividade do sujeito surdo, potencializando laços afetivos e vínculos familiares, estes tão importantes para o desenvolvimento pleno da criança surda. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7425884285776195 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |