dc.contributor.author | Pinheiro Junior, Jefferson Buonafina | |
dc.date.accessioned | 2022-02-07T20:15:19Z | |
dc.date.available | 2022-02-07T20:15:19Z | |
dc.date.issued | 2022-01-17 | |
dc.identifier.citation | PINHEIRO JUNIOR, Jefferson Buonafina. Experimentos com o Arduino no ensino de Física: estudando conceitos científicos da Termologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15546. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15546 | |
dc.description.abstract | Motivated by the application of Information and Communication Technologies (ICT) in the teaching of Physics, we developed the scripts for three experimental activities in Thermology using technological tools to be applied to high school students. The proposed experiments, whose data acquisition is automated through the application of thermal sensors and a computer-assisted Arduino board, can compare the heat conduction of different metals, show both qualitatively and quantitatively the difference between water and sand specifications when these materials are heated or cooled simultaneously by the same heat source and determine a thermal property of the specific heat. It is expected that students recognize that different materials have differences in thermal conductivity and understand the importance of the specific heat of water and sand in the formation of sea breezes. The experimental activities of our work, which establish a relationship between the scientific concepts discussed in the classroom and observable phenomena in nature, have the potential to increase the involvement of students in quality and quantity, promoting changes in their beliefs about Physics. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Arduino | por |
dc.subject | Termologia | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.subject | Arduino | eng |
dc.subject | Thermology | eng |
dc.title | Experimentos com o Arduino no ensino de Física: estudando conceitos científicos da Termologia | por |
dc.title.alternative | Experiments with the Arduino in Physics teaching: studying scientific concepts of Termology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Antonio Augusto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8093480629202515 | por |
dc.description.resumo | Motivados pela aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Física, desenvolvemos os roteiros de três atividades experimentais de Termologia utilizando ferramentas tecnológicas para serem aplicadas junto a estudantes do ensino médio. Os experimentos propostos, cuja aquisição de dados é automatizada através da aplicação de sensores térmicos e de uma placa Arduino assistida pelo computador, têm como finalidade comparar a condução de calor por metais distintos, mostrar tanto qualitativamente quanto quantitativamente a diferença entre as temperaturas da água e da areia quando estes materiais são aquecidos ou resfriados simultaneamente pela mesma fonte de calor e determinar a propriedade térmica do calor específico. Espera-se que os discentes reconheçam que diferentes materiais apresentam diferenças de condutibilidade térmica e compreendam a importância do calor específico da água e da areia na formação das brisas marítimas. As atividades experimentais do nosso trabalho, que estabelecem uma relação entre os conceitos científicos discutidos na sala de aula e fenômenos observáveis na natureza, têm potencial para aumentar o envolvimento dos discentes em qualidade e quantidade, promovendo mudanças em suas crenças sobre a Física. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3281604287709522 | por |