dc.contributor.author | Conceição Junior, Renato | |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T11:16:43Z | |
dc.date.available | 2022-02-22T11:16:43Z | |
dc.date.issued | 2020-02-21 | |
dc.identifier.citation | CONCEIÇÃO JUNIOR, Renato. Versões digitais para jogos matemáticos: invariantes em paridade, congruência modular, frações e pg. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15626. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15626 | |
dc.description.abstract | The work consisted in the idealization and implementation in the programming language of Scratch of online digital versions for games with didactic intent in mathematics, as well as the availability of these games on the site scratch.mit.edu, with the objective that primary school teachers use them as an integral part of didactic sequences and also for the use of students as a hobby and challenges. The idealization was supported by the guidelines suggested by the National Common Curriculum Base (BNCC), which encourage the use, creation and development of digital language in the school environment. The games created were tested by high school math teachers who issued opinions, suggestions and criticisms through online forms made available for this purpose. Each of the games had its main theme cited with the highest frequency of all available in its forms, showing to be consistent with the didactic intentions for which they were created. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos digitais de matemática | por |
dc.subject | Invariantes | por |
dc.subject | Paridade | por |
dc.subject | Congruência módulo m | por |
dc.subject | Progressão geométrica | por |
dc.subject | Digital math games | eng |
dc.subject | Invariants | eng |
dc.subject | Parity | eng |
dc.subject | Congruence module m | eng |
dc.subject | Geometric progression | eng |
dc.title | Versões digitais para jogos matemáticos: invariantes em paridade, congruência modular, frações e pg | por |
dc.title.alternative | Digital versions for mathematical games: invariants in parity, modular congruence, fractions and pg | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Caetano, Paulo Antônio Silvani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0370219014539994 | por |
dc.description.resumo | O trabalho consistiu na idealização e implementação na linguagem de programação do Scratch de versões digitais online para jogos com intencionalidade didática em matemática, bem como na disponibilização desses jogos no site scratch.mit.edu, com o objetivo de que professores do ensino básico os utilizem como parte integrante de sequências didáticas e também para a utilização de alunos como passatempo e desafios. A idealização teve como suporte as diretrizes sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentivam o uso, a criação e o desenvolvimento da linguagem digital no âmbito escolar. Os jogos criados foram testados por professores de matemática do ensino médio que emitiram opiniões, sugestões e críticas através de formulários online disponibilizados para tal fim. Cada um dos jogos teve o seu principal tema citado com a maior frequência dentre todos os disponíveis em seus formulários, mostrando serem coerentes com as intenções didáticas para as quais foram criados. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8858202791277295 | por |