dc.contributor.author | Pereira, Mayara Allison Fagundes | |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T09:21:07Z | |
dc.date.available | 2022-03-25T09:21:07Z | |
dc.date.issued | 2021-12-17 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Mayara Allison Fagundes. O uso de ferramentas digitais na autoavaliação docente no contexto da educação bilíngue de surdos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15748. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15748 | |
dc.description.abstract | Strictly linked to the domain of the Brazilian Sign Language (Libras), there is the school
development of the deaf student. However, due to a lack of practice in the family environment,
it relays to the school environment the need of committing to the use of sign language, since
there is a projection that this student will have colleagues he can interact with through it. Marta
Gràcia et al. (2017a), based on the teaching of oral language as a role of the school for hearing
students, created the Oral Language Teaching Assessment Scale – Decision Making System
(EVALOE-SSD), which was adapted (LACERDA, 2018) to be used in the context of Deaf
Education, aiming to favor the use and development of Libras by students. In this sense, this
study proposes to observe and analyze the reflections regarding the pedagogical practices
carried out by a bilingual teacher in the context of deaf education, using an adaptation of the
EVALOE-SSD as a base. In this study, a Kindergarten teacher, responsible for the Libras
instructional room (deaf students) in a municipal school, used the scale in a digital version. The
results indicate that the adaptations made in the scale for the context of Deaf Education were
satisfactory; that in the different axes of the scale, the teacher presented reflections and
advances related to her pedagogical practice and that in the final questionnaire she could make
relevant suggestions for the improvement of the scale in the context of Deaf Education. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação de práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Educação de Surdos | por |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Auto avaliação docente. | por |
dc.title | O uso de ferramentas digitais na autoavaliação docente no contexto da educação bilíngue de surdos | por |
dc.title.alternative | The use of digital tools in teacher self-assessment in the context of bilingual education for the deaf | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lacerda, Cristina Broglia Feitosa de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9468232016416725 | por |
dc.description.resumo | Estritamente interligado ao domínio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), encontra-se o
desenvolvimento escolar do aluno surdo. No entanto, pela ausência da prática cotidiana no
ambiente familiar, maior é a necessidade desse domínio no ambiente escolar, tendo em vista a
projeção de que esse aluno terá pares de sua língua, podendo interagir por meio dela. Marta
Gràcia e col. (2017a) apoiando-se no ensino de língua oral como papel da escola para alunos
ouvintes, criou a Escala de Avaliação do Ensino de Linguagem Oral – Sistema de Tomada de
Decisões (EVALOE-SSD), que foi adaptada (LACERDA, 2018) para ser utilizada no contexto
da Educação de Surdos, visando favorecer o uso e desenvolvimento da Libras pelos alunos.
Nesse sentido, esse estudo se propõe a observar e analisar as reflexões referentes as práticas
pedagógicas exercidas por uma professora bilíngue no contexto da educação de surdos,
utilizando como norteador principal a versão adaptada da EVALOE-SSD. Neste estudo, uma
professora da Educação Infantil, responsável pela sala língua de instrução Libras (alunos
surdos) em uma escola municipal, fez uso da escala em uma versão digital. Os resultados
apontam que as adaptações realizadas na escala para o contexto da Educação de Surdos foram
satisfatórias; que nos diferentes eixos da escala a professora mostrou reflexões e avanços
relativos à sua prática pedagógica e que no questionário final a professora pode fazer sugestões
relevantes para o aprimoramento da escala no contexto da Educação de Surdos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7249697506940488 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |