Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCamargo, Marília Gabriela Errera
dc.date.accessioned2022-05-05T00:10:30Z
dc.date.available2022-05-05T00:10:30Z
dc.date.issued2022-04-28
dc.identifier.citationCAMARGO, Marília Gabriela Errera. Estudo sobre a concepção de deficiência de profissionais e estudantes da educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16037.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16037
dc.description.abstractPeople with disabilities have been fighting for their rights for decades. With the advancement of inclusion and accessibility policies they are managing to overcome barriers and occupy social spaces that have historically been denied. This entire historical trajectory has left stigmas, labels, and prejudices about disability rooted in society. Therefore, the teacher's conception of disability will be determinant to the way the students with disabilities will be educated, how their characteristics will be observed, the contents the students will have access to, the results or not in their educational process, and their protection or exposure to situations of school violence. In view of these aspects, this work aims to identify the conceptions of disability of education professionals and students. 54 people, 6 students and 48 professionals, participated in the research. 85.2% were female, 64.8% white, 90.7% without disabilities, with ages ranging from 18 to 82 years (M=41.8; SD=12.7). All answered an online form that contained a characterization questionnaire and the Conceptions of Disability Scale - ECD. The results indicated that the participants had higher averages in relation to the cultural-historical conception, followed by the biological, social and metaphysical. These data corroborate research in the areaeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcepção de deficiênciapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectPrevenção da violência na escolapor
dc.subjectEstudantes com deficiência.por
dc.subjectConception of disabilityeng
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectPrevention of violence at schooleng
dc.subjectStudents with disabilitieseng
dc.titleEstudo sobre a concepção de deficiência de profissionais e estudantes da educaçãopor
dc.title.alternativeStudy on the conception of disability of education professionals and studentseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1D'Affonseca, Sabrina Mazo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381029115416584por
dc.description.resumoAs pessoas com deficiência lutam por seus direitos há décadas, com o avanço das políticas de inclusão e acessibilidade estão conseguindo superar barreiras e ocupar espaços sociais que historicamente já lhes foram negados. Toda essa trajetória histórica deixou estigmas, rótulos e preconceitos a respeito da deficiência, enraizados na sociedade. Destarte, a concepção de deficiência do professor, por exemplo, será determinante para a forma como os alunos com deficiência serão educados, como serão observadas suas características, os conteúdos que os alunos terão acesso, os resultados ou não no seu processo educacional e a proteção ou exposição dos mesmos às situações de violência escolar. Diante desses aspectos, este trabalho tem como objetivo identificar as concepções de deficiência de profissionais e estudantes da educação. 54 pessoas, 6 estudantes e 48 profissionais, participaram da pesquisa. 85,2% era mulher, 64,8% branca, 90,7% sem deficiência, com idades variando entre 18 e 82 anos (M=41,8; DP=12,7). Todos responderam a um formulário online que continha um questionário de caracterização e a Escala Concepções de Deficiência – ECD. Os resultados apontaram que os participantes tiveram médias mais elevadas em relação à concepção histórico cultural, seguida da biológica, social e metafísica. Tais dados corroboram com pesquisas da área.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7146347250339833por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil