dc.contributor.author | Greco, Danilo de Souza | |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T17:27:41Z | eng |
dc.date.available | 2022-05-09T17:27:41Z | eng |
dc.date.issued | 2022-04-07 | eng |
dc.identifier.citation | GRECO, Danilo de Souza. Análise dos conhecimentos pedagógicos de conteúdo expressos por licenciandos em matemática participantes do PIBID. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16089. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16089 | por |
dc.description.abstract | This work presents an analysis of the pedagogical content knowledge expressed by
Mathematics undergraduates, participants of the Teaching Initiation Program – PIBID. This is
a documentary research, in which the data were obtained through a document produced by the
undergraduates, called portfolio, containing different narratives of the formative processes
experienced in the PIBID. These data were analyzed based on the theoretical framework and
contributions of Shulman (1986, 1987 and 2015), regarding the Knowledge Base for Teaching
(BCE) and Pedagogical Content Knowledge (PCK). To carry out the research, a qualitative,
descriptive approach was adopted, with methodological procedures of analysis supported by
the analysis of Shuman (1986). The organization of the data relied on the help of tables,
through which excerpts that showed some element of knowledge of the BCE were listed,
based on episodes taken from the students' portfolios. The results of this research indicate that
the knowledge of the undergraduates that stood out was the pedagogical content knowledge.
These results point to the need for training programs for teaching with the knowledge
necessary for educational practices in the classroom, considering as an example the PIBID
and the importance of other researches that advance in the context of teaching science and
mathematics. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Base de conhecimento para o ensino | por |
dc.subject | Conhecimentos pedagógicos do conteúdo | por |
dc.subject | Formação inicial de professores de matemática | por |
dc.subject | PIBID | por |
dc.subject | Knowledge base for teaching | eng |
dc.subject | Content pedagogical knowledge | eng |
dc.subject | Inicial mathematics teacher education | eng |
dc.title | Análise dos conhecimentos pedagógicos de conteúdo expressos por licenciandos em matemática participantes do PIBID | por |
dc.title.alternative | Analysis of pedagogical content knowledge expressed by undergraduate mathematics students participantig in PIBID | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, João Ricardo Neves da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise dos conhecimentos pedagógicos do conteúdo expressos
por licenciandos em Matemática, participantes do Programa de Iniciação a Docência – PIBID.
Trata-se de uma pesquisa documental, na qual os dados foram obtidos por meio de um
documento produzido pelos licenciandos, denominado portfólio, contendo diferentes
narrativas dos processos formativos vivenciados no PIBID. Esses dados foram analisados
tendo como subsídios o referencial teórico e as contribuições de Shulman (1986, 1987 e
2015), no que tange à Base de Conhecimento para o Ensino (BCE) e aos Conhecimentos
Pedagógicos de Conteúdo (PCK). Para a realização da pesquisa foi adotada a abordagem
qualitativa, de cunho descritivo, com os procedimentos metodológicos de análise sustentados
pela análise de Shuman (1986). A organização dos dados contou com o auxílio de quadros,
por meio dos quais foram elencados os excertos que demonstraram algum elemento de
conhecimento da BCE, a partir dos episódios retirados dos portfólios dos estudantes. Os
resultados desta pesquisa indicam que os conhecimentos dos licenciandos que se sobressaíram
foram os conhecimentos pedagógicos de conteúdo. Esses resultados apontam para a
necessidade de programas de formação para a docência com saberes necessários às práticas
educativas em sala de aula, considerando como um exemplo o PIBID e a importância de
outras pesquisas que avancem no contexto do ensino de ciências e matemática. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2103384049178648 | por |