Show simple item record

dc.contributor.authorGreco, Danilo de Souza
dc.date.accessioned2022-05-09T17:27:41Zeng
dc.date.available2022-05-09T17:27:41Zeng
dc.date.issued2022-04-07eng
dc.identifier.citationGRECO, Danilo de Souza. Análise dos conhecimentos pedagógicos de conteúdo expressos por licenciandos em matemática participantes do PIBID. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16089.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16089por
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the pedagogical content knowledge expressed by Mathematics undergraduates, participants of the Teaching Initiation Program – PIBID. This is a documentary research, in which the data were obtained through a document produced by the undergraduates, called portfolio, containing different narratives of the formative processes experienced in the PIBID. These data were analyzed based on the theoretical framework and contributions of Shulman (1986, 1987 and 2015), regarding the Knowledge Base for Teaching (BCE) and Pedagogical Content Knowledge (PCK). To carry out the research, a qualitative, descriptive approach was adopted, with methodological procedures of analysis supported by the analysis of Shuman (1986). The organization of the data relied on the help of tables, through which excerpts that showed some element of knowledge of the BCE were listed, based on episodes taken from the students' portfolios. The results of this research indicate that the knowledge of the undergraduates that stood out was the pedagogical content knowledge. These results point to the need for training programs for teaching with the knowledge necessary for educational practices in the classroom, considering as an example the PIBID and the importance of other researches that advance in the context of teaching science and mathematics.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBase de conhecimento para o ensinopor
dc.subjectConhecimentos pedagógicos do conteúdopor
dc.subjectFormação inicial de professores de matemáticapor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectKnowledge base for teachingeng
dc.subjectContent pedagogical knowledgeeng
dc.subjectInicial mathematics teacher educationeng
dc.titleAnálise dos conhecimentos pedagógicos de conteúdo expressos por licenciandos em matemática participantes do PIBIDpor
dc.title.alternativeAnalysis of pedagogical content knowledge expressed by undergraduate mathematics students participantig in PIBIDeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821775579111920por
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise dos conhecimentos pedagógicos do conteúdo expressos por licenciandos em Matemática, participantes do Programa de Iniciação a Docência – PIBID. Trata-se de uma pesquisa documental, na qual os dados foram obtidos por meio de um documento produzido pelos licenciandos, denominado portfólio, contendo diferentes narrativas dos processos formativos vivenciados no PIBID. Esses dados foram analisados tendo como subsídios o referencial teórico e as contribuições de Shulman (1986, 1987 e 2015), no que tange à Base de Conhecimento para o Ensino (BCE) e aos Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo (PCK). Para a realização da pesquisa foi adotada a abordagem qualitativa, de cunho descritivo, com os procedimentos metodológicos de análise sustentados pela análise de Shuman (1986). A organização dos dados contou com o auxílio de quadros, por meio dos quais foram elencados os excertos que demonstraram algum elemento de conhecimento da BCE, a partir dos episódios retirados dos portfólios dos estudantes. Os resultados desta pesquisa indicam que os conhecimentos dos licenciandos que se sobressaíram foram os conhecimentos pedagógicos de conteúdo. Esses resultados apontam para a necessidade de programas de formação para a docência com saberes necessários às práticas educativas em sala de aula, considerando como um exemplo o PIBID e a importância de outras pesquisas que avancem no contexto do ensino de ciências e matemática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2103384049178648por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil