Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCristino, Wesley Moura Boracchi
dc.date.accessioned2022-05-20T10:54:59Z
dc.date.available2022-05-20T10:54:59Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.citationCRISTINO, Wesley Moura Boracchi. Introdução de tópicos de Física Térmica e Cristalografia no ensino médio utilizando um simulador mecânico. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16153.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16153
dc.description.abstractIn the last decades, physics education research has shed light on the difficulties and obstacles that students and teachers encounter in learning physics. In response, a wide variety of new methods and models of physics instruction, software, computer simulations, experiments, among others, have become available as a remedial course to the problem. In this work we present the development and application of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), aiming to introduce Thermal Physics and Crystallography concepts in high school. Our PMTU is based on the construction of a motorized mechanical simulator designed to represent atoms from a crystal lattice of a solid material. The device was primarily designed to facilitate the abstraction on the thermal motion of a crystal lattice. Our proposal is based on David Ausubel's theory of meaningful learning, whose most important elements are the students' prior knowledge and their predisposition to learn. Our educational product consists of a didactic sequence elaborated in the form of handouts (ebook) for the teacher and for the student, tutorials for the construction of the mechanical simulator and a measuring device, named as vibrometer, and a website for the availability of the elaborated material and also to establish a centralized remote channel of communication between the teacher and the students through forums, discussions and for delivering the proposed activities. The Teacher Ebook was prepared with the answers to the proposed problems, as well as pedagogical recommendations and suggestions for developing the activities in the classroom. The Student Ebook is a simplified version of that. The ebook format is established to facilitate printing and to individualize their use. Our PMTU was applied to students of a high school class, at a private school in the city of São Roque, municipality of Sao Paulo, Brazil. Owing the COVID-19 pandemic, the application of the product was carried out almost entirely online. Our proposal was hugely successful in the classroom. The students engaged in a very satisfactory way in the development of the activities, allowing a better abstraction on the microscopic behavior of solid systems.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimulador mecânicopor
dc.subjectCristalografiapor
dc.subjectFísica térmicapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMechanical simulatoreng
dc.subjectCrystallographyeng
dc.subjectThermal physicseng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleIntrodução de tópicos de Física Térmica e Cristalografia no ensino médio utilizando um simulador mecânicopor
dc.title.alternativeIntroducing concepts of Thermal Physics and Crystallography in high school using a mechanical simulatoreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, James Alves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2212240621620011por
dc.description.resumoNas últimas décadas a pesquisa em ensino de Física tem apontado para dificuldades e obstáculos que estudantes e professores encontram para a concretização da aprendizagem de Física. Em resposta a isso, uma grande variedade de métodos, modelos, softwares, simulações computacionais, experimentos, entre outros, têm sido colocados à disposição dos mesmos na tentativa de amenizar o problema. Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento e aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o objetivo de introduzir conceitos de Física Térmica e Cristalografia no Ensino Médio. Nossa UEPS é fundamentada na construção de um simulador mecânico motorizado, elaborado para representar átomos de uma rede cristalina de um sólido. Este dispositivo foi concebido principalmente para facilitar a abstração sobre o movimento térmico da rede cristalina. Nossa proposta é baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, cujos elementos mais importantes são os conhecimentos prévios dos estudantes e a predisposição dos mesmos para aprender. Nosso produto educacional consiste de uma sequência didática elaborada na forma de apostilas (cadernos) para o professor e o aluno, tutoriais para a construção do simulador mecânico e um dispositivo de medição, denominado por nós de “vibrômetro”, e um site para a disponibilização do material elaborado e para estabelecer melhor o contato entre o professor e os alunos remotamente através de fóruns, discussões e para a entrega das atividades propostas. O Caderno do Professor foi elaborado com as respostas dos problemas propostos, além de recomendações e sugestões pedagógicas para uso e desenvolvimento das atividades em sala de aula. O Caderno do Aluno é uma versão simplificada do primeiro. Ambos são elaborados no formato de e-book para facilitar a impressão e utilização individualizada. Nossa UEPS foi aplicada em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola privada do município de São Roque, São Paulo. Devido à pandemia de COVID-19, a aplicação do produto foi realizada quase totalmente na modalidade remota. Nossa proposta foi muito bem recebida em sala de aula pelos alunos, que se engajaram de maneira bastante satisfatória no desenvolvimento das atividades, possibilitando uma melhor abstração sobre o comportamento microscópico de sistemas sólidos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4221637977209007por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil