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dc.contributor.authorDelgado, Karina Paes
dc.date.accessioned2022-06-30T16:12:07Zeng
dc.date.available2022-06-30T16:12:07Zeng
dc.date.issued2022-04-28eng
dc.identifier.citationDELGADO, Karina Paes. Comunicação e alfabetização científica e tecnológica: desenvolvimento e avaliação de um curso a distância sobre fake news. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16335.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16335por
dc.description.abstractThe phenomenon of fake news is a reality all over the world, showing itself as a topic with urgent discussion and formulation of proposals to combat the scenario of extreme influence of decision-making by the population in the face of intentionally created false content. It is argued that a critical citizen education, based on the scientific and technological assumptions of our society, is capable of combating this phenomenon. But for this to happen, a renewal of science teaching is necessary, based on Scientific and Technological Literacy (STL), which can take place in formal and non-formal teaching environments, such as in university extension actions, which are understood as an act of Communication in the Freirean perspective. Faced with the emergence of such discussions, the present work proposes the development and evaluation of a distance extension course, based on the theme of fake news, for the development of the STL. Thus, we seek to answer the following research question: which and in what way can the STL criteria be contemplated in the training of participants in an extension course in the distance modality? The general objective is to understand the possible impacts of a distance extension course, based on problematization of fake news, on the development of STL criteria in training participants with complete or ongoing higher education. For the development of the course to be possible, it was based on the methodological proposals of the Three Pedagogical Moments and the Interdisciplinary Islands of Rationality, covering aspects of both. The course was offered twice throughout 2021, using the Virtual Learning Environment (VLE) Moodle and Google Suite, from the Federal University of São Carlos as a tool for distance learning. The body of data constituted for the research was formed from the students' productions throughout the course, both written and audiovisual recordings. The organization and analysis of data were carried out through Discursive Textual Analysis, considering the objectives, criteria and indicators of the STL. The two offers of the proposed course had the total participation of 18 students. Of these, six were selected as research subjects, given their acceptance to participate. It was possible to identify the criteria, indicators and objectives of the STL in the activities of all research subjects. In this way, the proposal of the distance extension course, thought from the theme of fake news, can contribute to the promotion of the STL of its participants.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtensão universitáriapor
dc.subjectPós-verdadepor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.subjectPost-trutheng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleComunicação e alfabetização científica e tecnológica: desenvolvimento e avaliação de um curso a distância sobre fake newspor
dc.title.alternativeCommunication and scientific and technological literacy: development and evaluation of a distance course on fake newseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Milaré, Tathiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.description.resumoO fenômeno das fake news é realidade em todo o mundo, apresentando-se como uma temática com urgente discussão e formulação de propostas para combater o cenário de extrema influência das tomadas de decisões da população frente a conteúdos falsos criados de forma intencional. Defende-se que uma formação crítica cidadã, pautada nos pressupostos científicos e tecnológicos de nossa sociedade, é capaz de combater esse fenômeno. Mas, para que isso aconteça, é necessária uma renovação do ensino de ciências, a partir da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), que pode acontecer tanto em âmbitos formais e não formais de ensino, como nas ações da extensão universitária, que é entendida como um ato de Comunicação na perspectiva freireana. Diante da emergência de tais discussões, o presente trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação de um curso de extensão a distância, com base na temática das fake news, para o desenvolvimento da ACT. Assim, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: quais e de que forma os critérios da ACT podem ser contemplados na formação dos participantes em um curso de extensão na modalidade a distância? O objetivo geral é o de compreender os possíveis impactos de um curso de extensão a distância, baseado na problematização de fake news, no desenvolvimento dos critérios da ACT na formação de participantes com ensino superior completo ou em andamento. Para que fosse possível o desenvolvimento do curso, pautou-se nas propostas metodológicas dos Três Momentos Pedagógicos e das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, abrangendo aspectos das duas. O curso foi ofertado por duas vezes, ao longo do ano de 2021, utilizando-se como ferramenta para o ensino a distância o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e o Google Suite, da Universidade Federal de São Carlos. O corpo de dados constituídos para a pesquisa foi formado a partir das produções dos estudantes, ao longo do curso, tanto escritas quanto por meio de gravações audiovisuais. A organização e a análise dos dados foram realizadas através da Análise Textual Discursiva, considerando os objetivos, critérios e indicadores da ACT. As duas ofertas do curso proposto contaram com a participação total de 18 estudantes. Destes, seis foram os selecionados como sujeitos de pesquisa, diante do aceite em participar da mesma. Foi possível identificar os critérios, indicadores e objetivos da ACT, nas atividades de todos os sujeitos de pesquisa. Desta forma, a proposta do curso de extensão a distância, pensada a partir da temática das fake news, pode contribuir para a promoção da ACT de seus participantes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdProjeto nº 23112.009861/2020-43, Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UFSCar)por
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7178426290089478por


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