Show simple item record

dc.contributor.authorTimote, Natalia Mirian
dc.date.accessioned2022-07-29T18:39:43Zeng
dc.date.available2022-07-29T18:39:43Zeng
dc.date.issued2022-04-26eng
dc.identifier.citationTIMOTE, Natalia Mirian. Práticas pedagógicas sobre sexualidade em produções internacionais: contribuições para a formação de professores de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16435.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16435por
dc.description.abstractInequality and gender violence should be reasons for concern and actions to overcome them, as, unfortunately, their rates have increased over the years. In the midst of this, it is known that education has a transforming potential and is able to contribute to overcoming oppression and exclusion. Pedagogical practices can result in the transformation of realities, while at the same time they can act to preserve society as it is. In this sense, the present research aims to identify and analyze the pedagogical practices that are being internationally documented on sexuality. For this, a bibliographic research was carried out through articles contained in the ERIC database, using the descriptors “practice”, “school” and “sexual”. The studies found and that are relevant to the research were selected to carry out the analysis through the principles of the Communicative Methodology, having Dialogical Learning as a theoretical basis. The initial results were 96 articles, considering only those that were peer-reviewed, presented in full and available in the database on April 29, 2021. The reading and selection of articles resulted in 9 searches for analysis. As a result, it was possible to perceive that pedagogical practices are being carried out in different areas of knowledge, containing transforming dimensions, but also excluding, which have a varied origin between the world of life and the system. From this, considerations were made regarding the training of Science teachers, such as the importance of encouraging and offering means for the planning and development of pedagogical practices that promote an Comprehensive Sexuality Education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectDesigualdade de gêneropor
dc.subjectEducação integral em sexualidadepor
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectGender discriminationeng
dc.subjectComprehensive sexuality educationeng
dc.titlePráticas pedagógicas sobre sexualidade em produções internacionais: contribuições para a formação de professores de ciênciaspor
dc.title.alternativePedagogical practices on sexuality in international productions: contributions to science education teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bozzini, Isabela Custódio Talora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0853746645322544por
dc.contributor.advisor-co1Calzolari Neto, Anselmo João
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906309581958797por
dc.description.resumoA desigualdade e a violência de gênero devem ser motivos de preocupações e ações para superá-las, pois, infelizmente, têm tido suas taxas acrescidas com o passar dos anos. Em meio a isso, sabe-se que a educação tem um potencial transformador e que é capaz de contribuir para a superação da opressão e da exclusão. As práticas pedagógicas podem resultar na transformação das realidades, ao mesmo tempo em que podem atuar preservando a sociedade da forma como está. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas pedagógicas que estão sendo documentadas internacionalmente sobre sexualidade. Para isso, desenvolveu-se a pesquisa bibliográfica através de artigos contidos no banco de dados ERIC, utilizando os descritores “practice”, “school” e “sexual”. Os estudos encontrados e que têm relevância para a pesquisa foram selecionados para realização da análise através dos princípios da Metodologia Comunicativa, tendo como base teórica a Aprendizagem Dialógica. Os resultados iniciais foram de 96 artigos, considerando apenas aqueles que foram revisados por pares, se apresentavam na íntegra e disponíveis no banco de dados no dia 29 de abril de 2021. A leitura e seleção dos artigos resultou em 9 pesquisas para realização da análise. Como resultado, foi possível perceber que as práticas pedagógicas estão sendo realizadas em diferentes áreas do conhecimento, contendo dimensões transformadoras, mas também excludentes, as quais possuem origem variada entre o mundo da vida e o sistema. A partir disso, considerações a respeito da formação de professores/as de Ciências foram feitas, como a importância do incentivo e de oferecer meios para o planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam uma Educação Integral em Sexualidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4078535967717238por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil