dc.contributor.author | Postali, Caroline | |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T12:35:31Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T12:35:31Z | |
dc.date.issued | 2022-04-22 | |
dc.identifier.citation | POSTALI, Caroline. Discursos sobre a leitura: a vergonha de se ler o que não se deve. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16497. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16497 | |
dc.description.abstract | The present final paper, linked to the research project conducted by Prof. Dr.
Luzmara Curcino, entitled “Proud readers, ashamed readers: emotions in discourses
about reading” (FAPESP 2020-03615-0), had as main goal to raise and constitute a
specific corpus of statements about reading, obtained from comments, called
'reviews', carried out by users of the Skoob digital platform, analyzing certain
discourses about reading and certain representations of readers, in particular those
related to the expression of 'shame' about the reading of Paulo Coelho's works,
national author known for having his works delegitimized as literary texts, very
successful among the wider public, but facing a discourse of refusal, criticism and
distance from “ideal readers”. We analyzed all the reviews available on the social
network, referring to each of the author's works, and we selected those that
presented greater regularity in what they enunciated and in the way they enunciated
this 'shame' related to the reading. With this purpose, we observed specific linguistic
structures, the lexicon used in the syntactic structures, as well as the themes brought
into light, all of these as direct or indirect forms of expression of this emotion of
'shame'. For the analysis, we relied on the principles of French Discourse Analysis,
as well as on studies developed by researchers from the Laboratory of Reading
Studies (LIRE) - CNPq/UFSCar, dedicated to the analysis of discourses about
reading and about the brazilian reader. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Discursos sobre a leitura | por |
dc.subject | Leitor | por |
dc.subject | Bestseller | eng |
dc.subject | Discourses about reading | eng |
dc.subject | Reader | eng |
dc.title | Discursos sobre a leitura: a vergonha de se ler o que não se deve | por |
dc.title.alternative | Discourses about reading: the shame of reading what you shouldn't | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Luzmara Curcino | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4849994635754652 | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso, vinculado ao projeto de pesquisa
conduzido pela Profa. Dra. Luzmara Curcino, intitulado “Leitores orgulhosos, leitores
envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura” (FAPESP 2020-03615-0),
teve por objetivo principal levantar e constituir um corpus específico de enunciados
sobre a leitura, obtidos a partir de comentários, denominados ‘resenhas’, realizados
por usuários da plataforma digital Skoob, e com sua análise, depreender deles
certos discursos sobre a leitura e certas representações dos leitores, em específico
aqueles relacionados à expressão de ‘vergonha’ acerca da leitura das obras de
Paulo Coelho, autor nacional conhecido por ter suas obras deslegitimadas como
textos literários, de grande sucesso entre o público mais amplo, mas em relação ao
qual leitores ideais precisam sustentar um discurso de recusa, de crítica, de
distância. Analisamos todas as resenhas disponíveis na rede social em questão,
referentes a cada uma das obras do autor, e selecionamos aquelas que
apresentavam maior regularidade no que enunciavam e na forma como enunciavam
essa ‘vergonha’ relacionada à leitura. Para isso, observamos desde estruturas
linguísticas específicas, do léxico empregado às estruturas sintáticas, como também
dos temas trazidos, todos estes como formas diretas ou indiretas de expressão
dessa emoção da ‘vergonha’. Para a análise, nos apoiamos em princípios da
Análise de Discurso de linha francesa, bem como nos estudos desenvolvidos pelos
pesquisadores do grupo Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE) – CNPq/UFSCar,
dedicados à análise dos discursos sobre a leitura e sobre o leitor brasileiro. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2799147076577539 | por |
dc.publisher.course | Letras - Espanhol - LLE | por |