Show simple item record

dc.contributor.authorPostali, Caroline
dc.date.accessioned2022-08-16T12:35:31Z
dc.date.available2022-08-16T12:35:31Z
dc.date.issued2022-04-22
dc.identifier.citationPOSTALI, Caroline. Discursos sobre a leitura: a vergonha de se ler o que não se deve. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16497.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16497
dc.description.abstractThe present final paper, linked to the research project conducted by Prof. Dr. Luzmara Curcino, entitled “Proud readers, ashamed readers: emotions in discourses about reading” (FAPESP 2020-03615-0), had as main goal to raise and constitute a specific corpus of statements about reading, obtained from comments, called 'reviews', carried out by users of the Skoob digital platform, analyzing certain discourses about reading and certain representations of readers, in particular those related to the expression of 'shame' about the reading of Paulo Coelho's works, national author known for having his works delegitimized as literary texts, very successful among the wider public, but facing a discourse of refusal, criticism and distance from “ideal readers”. We analyzed all the reviews available on the social network, referring to each of the author's works, and we selected those that presented greater regularity in what they enunciated and in the way they enunciated this 'shame' related to the reading. With this purpose, we observed specific linguistic structures, the lexicon used in the syntactic structures, as well as the themes brought into light, all of these as direct or indirect forms of expression of this emotion of 'shame'. For the analysis, we relied on the principles of French Discourse Analysis, as well as on studies developed by researchers from the Laboratory of Reading Studies (LIRE) - CNPq/UFSCar, dedicated to the analysis of discourses about reading and about the brazilian reader.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursos sobre a leiturapor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectBestsellereng
dc.subjectDiscourses about readingeng
dc.subjectReadereng
dc.titleDiscursos sobre a leitura: a vergonha de se ler o que não se devepor
dc.title.alternativeDiscourses about reading: the shame of reading what you shouldn'teng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Luzmara Curcino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849994635754652por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso, vinculado ao projeto de pesquisa conduzido pela Profa. Dra. Luzmara Curcino, intitulado “Leitores orgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura” (FAPESP 2020-03615-0), teve por objetivo principal levantar e constituir um corpus específico de enunciados sobre a leitura, obtidos a partir de comentários, denominados ‘resenhas’, realizados por usuários da plataforma digital Skoob, e com sua análise, depreender deles certos discursos sobre a leitura e certas representações dos leitores, em específico aqueles relacionados à expressão de ‘vergonha’ acerca da leitura das obras de Paulo Coelho, autor nacional conhecido por ter suas obras deslegitimadas como textos literários, de grande sucesso entre o público mais amplo, mas em relação ao qual leitores ideais precisam sustentar um discurso de recusa, de crítica, de distância. Analisamos todas as resenhas disponíveis na rede social em questão, referentes a cada uma das obras do autor, e selecionamos aquelas que apresentavam maior regularidade no que enunciavam e na forma como enunciavam essa ‘vergonha’ relacionada à leitura. Para isso, observamos desde estruturas linguísticas específicas, do léxico empregado às estruturas sintáticas, como também dos temas trazidos, todos estes como formas diretas ou indiretas de expressão dessa emoção da ‘vergonha’. Para a análise, nos apoiamos em princípios da Análise de Discurso de linha francesa, bem como nos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE) – CNPq/UFSCar, dedicados à análise dos discursos sobre a leitura e sobre o leitor brasileiro.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2799147076577539por
dc.publisher.courseLetras - Espanhol - LLEpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil