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dc.contributor.authorSardo, Paola Maia Lo
dc.date.accessioned2016-06-02T18:57:48Z
dc.date.available2014-02-13
dc.date.available2016-06-02T18:57:48Z
dc.date.issued2013-08-23
dc.identifier.citationSARDO, Paola Maia Lo. A pedagogia da alternância no bacharelado em agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis (ProNERA/UFSCar): o campo e a universidade como territórios educativos. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/164
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the pedagogical model used in a Bachelor of Agronomy offered to settled of the agrarian reform program, namely the alternation between school and community moments. The difficulty of the condensed subjects in the school time seems to be offset by the importance of the community time that provides local knowledge, through observation, analysis, and reflection, joining theory and practice, being pointed by the students as one of the reasons of higher learning. On community time, the greatest difficulties were balancing work with study and the lack of contact with the teachers. Moreover, the study ultimately allows the involvement of family, community and even the institutions for their development.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento ruralpor
dc.subjectFormação em alternânciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectProNERApor
dc.subjectAlternating trainingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.titleA pedagogia da alternância no bacharelado em agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis (ProNERA/UFSCar): o campo e a universidade como territórios educativospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Rodolfo Antônio de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0854609216769461por
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo analisar a modalidade pedagógica utilizada em um curso superior de Agronomia oferecido para assentadas/os da Reforma Agrária, qual seja a da alternância entre momentos escola e momentos comunidade. A dificuldade das disciplinas em seu tempo-escola, por serem condensadas, parece ser compensada pela importância das disciplinas proporcionarem o conhecimento da realidade local, por meio da observação, análise e reflexão no tempocomunidade, que une a teoria e a prática, sendo apontada pelas/os educandas/os como um dos motivos de maior aprendizagem. No tempocomunidade, a maior dificuldade encontrada foi conciliar o trabalho com o estudo, além da ausência do contato com as/os professoras/es. Por outro lado, o tempo-comunidade acaba por permitir o envolvimento da família, da comunidade e até das instituições para desenvolvimento dos estudos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural - PPGADR-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9094701268158411por


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