dc.contributor.author | Montes, Kananda Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T18:05:19Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T18:05:19Z | |
dc.date.issued | 2022-02-16 | |
dc.identifier.citation | MONTES, Kananda Fernanda. Famílias de crianças com síndrome de Down: escolarização, serviços de apoio, satisfação parental e suporte social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16581. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16581 | |
dc.description.abstract | The family is the child's first social environment and the basis for their child development.
Families of children with disabilities have specific characteristics and needs. Knowing these
families makes it possible to create programs to help them. This research was based on the
bioecological perspective of human development defended by Bronfenbrenner. The objectives
were: (a) to characterize the schooling of children with Down syndrome in the regular school
network (b) to identify and analyze support services, parental satisfaction and social support
of families of children with Down syndrome and (c) ) to relate parental satisfaction and social
support with the sociodemographic data of these families. Participants were 13 mothers and 2
fathers of children with Down syndrome enrolled in public schools. The evaluative measures
were: Critério Brasil, a questionnaire on social support and parental satisfaction and a
semi-structured interview script. The interviews were individualized, face-to-face and online.
Data were analyzed categorically and using measures of central tendency and dispersion. To
correlate the variables, the Spearman correlation test was used. There was a diversity of care
and needs of families. Parental satisfaction showed a high average and a positive correlation
with the age of the parents, influencing the well-being of the child. Satisfaction with social
support depended more on quality than quantity. It is concluded that there is a need for
intervention programs and public policies that pay attention to the individualities of families
of children with Down syndrome and offer quality support networks. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Síndrome de Down | por |
dc.subject | Família | por |
dc.title | Famílias de crianças com síndrome de Down: escolarização, serviços de apoio, satisfação parental e suporte social | por |
dc.title.alternative | Families of children with Down syndrome: schoolling, support services, parental satisfaction and social support | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Cia, Fabiana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5999108571365402 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Spinazola, Cariza de Cássia | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0508285970778426 | por |
dc.description.resumo | A família é o primeiro ambiente social da criança e a base para seu desenvolvimento infantil.
Famílias de crianças com deficiência possuem características e necessidades específicas.
Conhecer essas famílias possibilita criar programas para auxiliá-las. Esta pesquisa se
fundamentou na perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano defendida por
Bronfenbrenner. Os objetivos foram: (a) caracterizar a escolarização de crianças com
síndrome de Down na rede regular de ensino (b) identificar e analisar os serviços de apoio, a
satisfação parental e o suporte social de famílias de crianças com síndrome de Down e (c)
relacionar a satisfação parental e o suporte social com os dados sociodemográficos dessas
famílias. Participaram 13 mães e 2 pais de crianças com síndrome de Down matriculadas em
escolas públicas. As medidas avaliativas foram: Critério Brasil, questionário de suporte social
e de satisfação parental e um roteiro de entrevista semiestruturado. As entrevistas foram
individualizadas, presenciais e onlines. Os dados foram analisados de forma categórica e por
meio de medidas de tendência central e dispersão. Para correlacionar as variáveis utilizou-se o
teste de correlação de Spearman. Notou-se uma diversidade de atendimentos e necessidades
das famílias. A satisfação parental apresentou média elevada e correlação positiva com a
idade dos pais, influenciando no bem estar da criança. A satisfação com o suporte social
dependeu mais da qualidade do que da quantidade. Conclui-se que há uma necessidade de
programas de intervenção e políticas públicas que se atentem às individualidades das famílias
de crianças com síndrome de Down e ofereçam redes de apoio de qualidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | 2020/01303-0 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8673260963631826 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |