dc.contributor.author | Belga, Jéssica Souza Coutinho | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T19:40:19Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T19:40:19Z | |
dc.date.issued | 2020-05-25 | |
dc.identifier.citation | BELGA, Jéssica Souza Coutinho. Ações de professores pré-escolares para identificação de alunos com deficiência ou atraso no desenvolvimento. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16583. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16583 | |
dc.description.abstract | Children's education at daycare centers and pre-schools has gotten more and more visibility,
babies and children have been spending more time at these units of child education, making it
possible for teachers and other school staff and members to identify possible delays in the
child's development. That said, this work has sought to understand how the process of
identification of children's delays in their development or a suspected disability in the
environment of an educational institution through the teacher. Therefore, the objectives of the
research were: (a) to identify which child's characteristics, behaviors, or actions can be
noticed by teachers and suppose one of them can be going through a delay in their
development or a deficiency and (b) to identify which procedures are to be taken by teachers
in the process of behavioral evaluation and forwarding the child to an ideal diagnosis. Five
teachers from a child educational institution have participated in this research, of which have
had experience with students thought to have delays in their process of growth-development
or hypothetical deficiency. To collect data, a semi-structured interview script, elaborated by
the researcher, has been used. The research had a qualitative character, creating categories to
improve analysis and data debates. The results showed that teachers identify possible
developmental delays or hypotheses of disability and report the family seeking to observe the
child in other environments and contribute to the identification, referrals and interventions to
be carried out with the child, the school also carries out referrals involving the pedagogical
coordination, the family and health professionals. Based on the reports, it was possible to
identify the need for continuing education for teachers to help them identify and intervene, in
addition to the need for family support, which is essential for continuing the investigation and
possible diagnosis. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Diagnóstico | por |
dc.title | Ações de professores pré-escolares para identificação de alunos com deficiência ou atraso no desenvolvimento | por |
dc.title.alternative | Actions pre-school teachers take to identify students with a deficiency | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Fabiana, Cia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5999108571365402 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Borges, Laura | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4828937301601338 | por |
dc.description.resumo | A educação de crianças em creches e pré-escolas tem ganhado cada vez mais visibilidade,
bebês e crianças têm passado mais tempo nas unidades de educação infantil, possibilitando
que professores e demais membros da escola identifiquem possíveis atrasos no
desenvolvimento e realizem encaminhamentos e intervenções para potencializar o
desenvolvimento destes alunos. Diante disso, este trabalho buscou entender como ocorre o
processo de identificação de crianças com atraso no desenvolvimento ou suspeita de
deficiência no ambiente de uma instituição de educação infantil por meio do professor. Neste
sentido, os objetivos da pesquisa foram: (a) Identificar quais características, comportamentos
ou atitudes das crianças são observadas pelos professores da educação infantil ao suspeitar
que alguma criança possa ter atraso no desenvolvimento ou deficiência e (b) Identificar quais
os procedimentos adotados pelos professores no processo de avaliação de comportamentos e
encaminhamento da criança para diagnóstico. Participaram da pesquisa cinco professoras de
uma instituição de educação infantil, que tiveram algum aluno com suspeita de atraso no
desenvolvimento ou hipótese de deficiência. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro
de entrevista semiestruturado elaborado pela pesquisadora. A pesquisa teve um caráter
qualitativo, sendo criadas categorias para melhor análise e discussão dos dados. Os resultados
demonstraram que os professores identificam possíveis atrasos no desenvolvimento ou
hipóteses de deficiência e relatam a família buscando que ela observe a criança em outros
ambientes e contribua com a identificação, encaminhamentos e intervenções a serem
realizadas com a criança, a escola também realiza encaminhamentos envolvendo a
coordenação pedagógica, a família e profissionais da saúde. Diante dos relatos foi possível
identificar a necessidade de uma formação continuada para os professores que auxiliem os
mesmos na identificação e nas intervenções a serem realizadas por eles, além da necessidade
de suporte a família, sendo esse primordial para a continuidade da investigação e possível
diagnóstico. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7935446543357502 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |