Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCruz, Isabella Maria Buoro da
dc.date.accessioned2022-09-19T17:47:08Zeng
dc.date.available2022-09-19T17:47:08Zeng
dc.date.issued2022-04-27eng
dc.identifier.citationCRUZ, Isabella Maria Buoro da. O ensino de ciências para alunos autistas em tempos de pandemia. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16634.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16634por
dc.description.abstractThe discussion about special education and the inclusion of students with special educational needs in the regular education system has been growing significantly. However, the great challenge goes beyond guaranteeing the enrollment of these children in the system, since it is necessary to ensure that the school is adapted to receive and educate these students, considering the particularities of each individual, so that, in this way, inclusive education is above all Of Quality. Currently in the face of the COVID-19 pandemic scenario, remote teaching has become very present in schools. In this way, in view of the great challenges for the effectiveness of educational inclusion in traditional teaching, the main focus of this research is to discuss the inclusion of autistic students in remote teaching, the difficulties encountered by teachers and the main strategies used in the period of pandemic and social isolation. To meet the objectives, an exploratory research of mixed character was carried out, as quantitative and qualitative approaches were considered to analyze the corpus of data obtained from responses to an online questionnaire. This questionnaire was made available in the virtual environment and with that we obtained a total of 28 responses from teachers in the region of Rio Claro. So that the constituted corpus could be analyzed, qualitative assumptions of Content Analysis and quantitative Statistical Textual Analysis were adopted from the method of Descending Hierarchical Classification. From this research, we were able to analyze how the inclusion of autistic students was made in times of a pandemic, as well as identifying which methodologies were used, which practices were considered successful and which were not very successful. For data analysis, categories were created according to the teachers' answers. We conclude that in general schools sought to adapt to serve autistic students during the pandemic.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectPandemiceng
dc.titleO ensino de ciências para alunos autistas em tempos de pandemiapor
dc.title.alternativeTeaching science to autistic students in times of a pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Veraszto, Estéfano Vizconde
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6253673132956358por
dc.description.resumoA discussão sobre a educação especial e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, vem crescendo de forma significativa. Porém, o grande desafio vai além de garantir a matrícula dessas crianças no sistema, já que é preciso assegurar que a escola esteja adaptada para receber e educar esses alunos, considerando as particularidades de cada indivíduo, para que, desse modo a educação inclusiva seja sobretudo de qualidade. Atualmente diante do cenário de pandemia do COVID-19 o ensino remoto se tornou muito presente nas escolas. Desta forma, tendo em vista os grandes desafios para a efetivação da inclusão educacional no ensino tradicional, a presente pesquisa tem como foco principal, discutir a inclusão dos alunos autistas no ensino remoto, as dificuldades encontradas pelos professores e as principais estratégias utilizadas no período de pandemia e isolamento social. Para atender aos objetivos, foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter misto, pois foram consideradas abordagens quantitativas e qualitativas para analisar o corpus de dados obtido a partir de respostas de questionário online. Esse questionário foi disponibilizado no meio virtual e com isso obtivemos um total de 28 respostas de professores da região de Rio Claro. Para que o corpus constituído pudesse ser analisado, foram adotados pressupostos qualitativos de Análise de Conteúdo e quantitatvos de Análise Textual Estatística a partir do método de Classificação Hierárquica Descendente. A partir dessa pesquisa conseguimos analisar como foi feita a inclusão dos alunos autistas em tempos de pandemia, além de identificar também quais as metodologias utilizadas, quais práticas foram consideradas exitosas e quais não tiveram muito sucesso. Para a análise dos dados foram criadas categorias de acordo com as respostas dos professores. Concluímos que de maneira geral as escolas procuraram se adequar para atender os alunos autistas durante a pandemia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0731371110464987por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution 3.0 Brazil