dc.contributor.author | Rodrigues, Rhayane Fernandes dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T11:20:57Z | |
dc.date.available | 2022-10-14T11:20:57Z | |
dc.date.issued | 2022-09-15 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Rhayane Fernandes dos Santos. Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16869 | |
dc.description.abstract | This study had as its principle the bibliographic review of works related to the use of music for people diagnosed with Autism Spectrum Disorder, by teachers in the multifunctional resource room. Thus, we sought to analyze the literature and discuss the narratives of what has been shown in research relevant to the subject. Of a bibliographic nature, the work was developed from the search in the databases of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), CAPES Periodicals Portal and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Four studies were found that address the theme Autism Spectrum Disorder and music, in addition to listing the main benefits of its use, however, no research was found that related the use of music in multifunctional resource rooms. Thus, the findings show the most diverse gains in the development and behavior of individuals with Autism Spectrum Disorder when methodologies are implemented that use music as a form of repertoire promotion, however, the lack of research that studies the performance of professionals in multifunctional resource rooms that appropriate music in their approach and intervention. Thus, there is a need for more research in this area. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.title | Uso da música para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo na sala de recursos multifuncionais: revisão narrativa | por |
dc.title.alternative | Use of music for students with Autism Spectrum Disorder in the multifunctional resource room: narrative review | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Elias, Nassim Chamel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como princípio a busca bibliográfica de trabalhos relacionados ao uso da música para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo, por professores na sala de recursos multifuncionais. Assim, buscou-se analisar a literatura e discutir as narrativas do que se tem mostrado nas pesquisas pertinentes ao assunto. De cunho narrativo, o trabalho foi desenvolvido a partir da consulta nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram encontrados quatro trabalhos que abordam a temática Transtorno do Espectro do Autismo e música, além de elencar os principais benefícios de sua utilização, contudo, não foi achada nenhuma pesquisa que relacionasse o uso da música nas salas de recursos multifuncionais. Assim, o estudo evidenciou que os achados mostram os mais diversos ganhos no desenvolvimento e comportamento de indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo quando são implementadas metodologias que usam a música como forma de promoção de repertório, porém, foi identificada a falta de pesquisas que falem sobre a atuação de profissionais nas salas de recursos multifuncionais que se apropriam da música em sua abordagem e intervenção. Desse modo, salienta-se a necessidade de mais pesquisas nessa área. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5316620076016991 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |