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dc.contributor.authorSchimdt, Millena
dc.date.accessioned2022-10-24T18:45:28Z
dc.date.available2022-10-24T18:45:28Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.identifier.citationSCHIMDT, Millena. Matrículas de alunos com deficiência em duas universidades federais com formação inicial na área da Educação Especial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16931.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16931
dc.description.abstractSeveral barriers are encountered when we talk about the education of people with disabilities, especially with regard to higher education. Higher Education Institutions (HEIs) have a character focused on efficiency and production, hindering access and, mainly, the permanence and success of this public. Due to the difficulties, the performance of professionals prepared to mediate the education and interactions of these students becomes relevant and, in this regard, two universities gain notoriety: the Federal University of Santa Maria (UFSM); and the Federal University of São Carlos (UFSCar), both pioneers in the formation of professionals in the field of Special Education. Given this, it becomes relevant to have access to data on the enrollment of people with disabilities in these universities. Thus, the present work has the general objective of analyzing the admission of people with disabilities to the Federal University of Santa Maria and the Federal University of São Carlos, based on data from the 2019 Census of Higher Education, a delimited year since it was the only data available on the website of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) at the time of collection. It was also sought to draw a profile of these students according to race, sex and form of admission. This is a qualitative, exploratory and documentary study. As a result, the low number of people with disabilities in both universities was visualized, as well as the inequality in the enrollment of this public in relation to race and sex. The most recurrent profile was obtained, in the first university, people with physical disabilities and, in the second, people with hearing impairment, in both cases white, male and entering through the National High School Exam (ENEM). It was concluded that the fact that these universities are a reference in the training of professionals in the area of ​​special education, has no influence on the enrollment number of people with disabilities in both.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituições de Educação Superiorpor
dc.subjectCenso da Educação Superiorpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.subjectUniversidade Federal de São Carlospor
dc.titleMatrículas de alunos com deficiência em duas universidades federais com formação inicial na área da Educação Especialpor
dc.title.alternativeEnrollment of students with students with disabilities in two federal universities with initial training in the area gives Special Educationeng
dc.title.alternativeMatriculaciones de estudiantes con discapacidad en dos universidades federales com formación inicial en el área educación especialspa
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459por
dc.contributor.advisor-co1Raiol, Josivan João Monteiro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112678419238517por
dc.description.resumoDiversas barreiras são encontradas quando falamos da educação de pessoas com deficiência, principalmente no que se refere a educação superior. As Instituições de Educação Superior (IES) possuem um caráter voltado para eficiência e produção, dificultando o acesso e, principalmente, a permanência e sucesso desse público. Em virtude das dificuldades, torna-se relevante a atuação de profissionais preparados para mediar a educação e interações desses educandos e, nesse quesito, duas universidades ganham notoriedade: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ambas pioneiras na formação de profissionais na área da Educação Especial. Visto isso, torna-se relevante ter acesso a dados sobre as matrículas de pessoas com deficiência nas referidas universidades. Assim, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar o ingresso de pessoas com deficiência na Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade Federal de São Carlos, a partir dos dados de 2019 do Censo da Educação Superior, ano delimitado visto que era o único dado disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no momento da coleta. Buscou-se também traçar um perfil desses educandos de acordo com a raça, sexo e forma de ingresso. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e documental. Como resultados, visualizou-se o baixo número de pessoas com deficiência em ambas as universidades, como também, a desigualdade existente nas matrículas desse público em relação a raça e sexo. Obteve-se como perfil mais recorrente, na primeira universidade, pessoas com deficiência física e, na segunda, pessoas com deficiência auditiva, em ambos os casos brancos, do sexo masculino e ingressantes por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Concluiu-se que o fato das referidas universidades serem referência na formação de profissionais na área da educação especial, não há influência no número de matrícula de pessoas com deficiência em ambas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7119275635208121por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


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