dc.contributor.author | Peres Júnior, João Carlos | |
dc.date.accessioned | 2022-11-29T18:54:29Z | |
dc.date.available | 2022-11-29T18:54:29Z | |
dc.date.issued | 2022-10-24 | |
dc.identifier.citation | PERES JÚNIOR, João Carlos. Adolescentes, redes sociais e educação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17091. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17091 | |
dc.description.abstract | This work aims to address the relationship between adolescence, social networks and education, considering the impacts that social networks can have on the lives of these developing individuals. focusing on changes in communication from the evolution of information and communication technologies; b) approach the teenager today and virtual social relationships, and c) explain the relationship between social networks and the educational area. For this, a narrative review was carried out on the subject, in which studies were identified in the scientific literature in areas of knowledge that address adolescence, especially the Human Sciences and Education. Initially, aspects that conceptualize what the internet and social networks are are focused, as well as the changes in social communication that occurred with the advent of these social networks. Next, adolescents in the 21st century are approached in the face of changes imposed by virtual social relationships, including aspects related to bullying and cyberbullying. Subsequently, it deals with the use of social networks and their relationship with the lives of adolescents and with Education. It is argued that social networks provided the creation of channels of communication, interaction and approximation between people, especially adolescents, but they can also influence processes of illness, exclusion and lack of commitment to life in society. In this sense, networks need to be used consciously and responsibly to ensure respect for people and social coexistence. In addition, it is considered that technologies are means that can be used in learning as long as the use is made within certain limits and pedagogical proposals configured according to the objectives of each educational institution. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.subject | Adolescence | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Adolescentes, redes sociais e educação | por |
dc.title.alternative | Teenagers, social networks and education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Sant Ana, Izabella Mendes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattes.cnpq.br/7860235863062183 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa abordar a relação entre adolescência, redes sociais e educação, considerando os impactos que as redes sociais podem ter na vida desses indivíduos em desenvolvimento. Como objetivos específicos foram definidos: a) enfocar a origem e conceituação da internet e das redes sociais, focalizando as mudanças na comunicação a partir da evolução das tecnologias de informação e comunicação; b) abordar o adolescente na atualidade e as relações sociais virtuais, e c) explanar sobre a relação entre as redes sociais e a área educacional. Para isso, foi realizada uma revisão narrativa sobre a temática, no qual foi feita a identificação de estudos na literatura científica em áreas do conhecimento que abordam a adolescência, especialmente as Ciências Humanas e Educação. Inicialmente são focalizados aspectos que conceituam o que é a internet e as redes sociais, bem como as mudanças na comunicação social que ocorreram com o advento destas redes sociais. Na sequência aborda-se os adolescentes no século XXI frente às mudanças impostas pelas relações sociais virtuais, incluindo aspectos relacionados ao bullying e ao ciberbullying. Posteriormente, trata-se do uso das redes sociais e sua relação com a vida dos adolescentes e com a Educação. Discute-se que as redes sociais propiciaram a criação de canais de comunicação, interação e aproximação entre pessoas, em especial os adolescentes, mas também podem influenciar processos de adoecimento, exclusão e descompromisso com a vida em sociedade. Neste sentido, as redes precisam ser utilizadas de forma consciente e responsável visando garantir o respeito às pessoas e à convivência social. Além disso, considera-se que as tecnologias são meios que podem ser utilizados no aprendizado desde que o uso seja feito dentro de certos limites e de propostas pedagógicas configuradas de acordo com os objetivos de cada instituição educacional. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/1268634528979112 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBLN-So | por |