Show simple item record

dc.contributor.authorPereira, Ana Nathália Machado
dc.date.accessioned2023-01-10T13:17:26Z
dc.date.available2023-01-10T13:17:26Z
dc.date.issued2022-04-22
dc.identifier.citationPEREIRA, Ana Nathália Machado. Desafios do professor surdo no ensino remoto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17194.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17194
dc.description.abstractWith the pandemic and the suspension of face-to-face activities, education needed to adapt to the new reality, so each educational institution sought ways to continue with their academic activities. Therefore, the objective of the research is to investigate the challenges faced by deaf teachers in emergency remote teaching at a public university and to identify the educational practices adopted during this period. The research was based on a qualitative exploratory method, commonly used for little explored areas and involves a bibliographic survey, interviews and a case study. As a data collection instrument, an online questionnaire was applied, with 26 mixed questions (open and closed) translated into Libras. Seven deaf professors aged between 30 and 51 years old participated in the study, all working in higher education. The collected data were distributed in three axes of analysis (a) Institutional support and work relations; (b) Challenges encountered during remote teaching, (c) Strategies used to overcome the challenges. The results indicate that the participants faced numerous challenges in their performance during the pandemic, not only imposed by the linguistic difference, but when considering aspects of social isolation, face-to-face interactions, so necessary for the deaf, became even more important. scarce, making teaching more complex. The unpreparedness to work remotely was imminent and added to the difficulty of accessing training contents, which are normally developed for hearing teachers and not for deaf teachers, as well as digital platforms and tools. Despite the challenges encountered, the teachers spared no effort to find teaching strategies that best suited their needs, in the quest to ensure the continuity of teaching. The study leads us to reflect on the quality of accessibility in virtual learning environments, and the level of access that deaf teachers have in terms of guidance and training by educational institutions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectProfessor surdopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleDesafios do professor surdo no ensino remotopor
dc.title.alternativeChallenges of the deaf teacher in remote teachingeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.contributor.advisor-co1Pinto, Milena Maria
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207519162784448por
dc.description.resumoCom a pandemia e a suspensão das atividades presenciais a educação precisou se adaptar à nova realidade, sendo assim, cada instituição de ensino buscou formas de prosseguir com as suas atividades acadêmicas. Portanto, o objetivo desta pesquisa é investigar os desafios enfrentados por docentes surdos no ensino remoto emergencial em uma universidade pública, e identificar quais foram as práticas educacionais adotadas durante o período. A pesquisa foi baseada no método qualitativo de caráter exploratório, comumente utilizado para áreas pouco exploradas e envolve levantamento bibliográfico, entrevistas e estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a aplicação de um questionário on-line, com 26 questões mistas (abertas e fechadas) traduzidas para Libras. Participaram do estudo sete docentes surdos de idades entre 30 a 51 anos, todos atuantes no ensino superior. Os dados coletados foram distribuídos em três eixos de análise: (a) Apoio da Instituição e as relações de trabalho; (b) Desafios encontrados durante o ensino remoto; (c) Estratégias utilizadas para a superação dos desafios. Os resultados apontam que os participantes enfrentaram inúmeros desafios em sua atuação durante a pandemia, não somente impostos pela diferença linguística, mas ao considerar os aspectos do isolamento social, as interações face-a-face, tão necessárias para os surdos, se tornaram ainda mais escassas, tornando o ensino complexo. O despreparo para atuar de maneira remota foi iminente e soma-se ao fato a dificuldade de acesso aos conteúdos de formação, que são desenvolvidos normalmente para docentes ouvintes e não para docentes surdos, assim como as plataformas e ferramentas digitais. Apesar dos desafios encontrados, os docentes não pouparam esforços para encontrar estratégias de ensino que melhor se adequassem às suas necessidades, na busca de garantir a continuidade do ensino. O estudo nos leva a refletir sobre a qualidade da acessibilidade nos ambientes virtuais de aprendizagem, e o nível de acesso que os docentes surdos possuem quanto às orientações e formações por parte das instituições de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8294781398260711por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil