Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Suzana Aguera de Mello e Albuquerque
dc.date.accessioned2023-01-18T16:46:00Z
dc.date.available2023-01-18T16:46:00Z
dc.date.issued2023-01-10
dc.identifier.citationSANTOS, Suzana Aguera de Mello e Albuquerque. Sequência de experimentos (aplicados remotamente) de eletricidade e magnetismo. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17233.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17233
dc.description.abstractExperimentation contributes significantly as an important tool in the teaching of Physics by making it more meaningful, attractive, and pleasant for students. In order to ensure that experimentation acts in favors the learning process, it is necessary for the teacher to know the modalities of the experimental activities, the teaching and the student function, the space, time, class, posture during the experimentation, the skills they want students to develop, as well as the advantages and disadvantages of each modality. Given this context, the work presented here sought to investigate a new contribution to the teaching and learning of Physics topics studied in high school, approaching experimental strategies applied remotely. This work aimed to propose a sequence composed of three experimental activities demonstrative, verification, and investigation (involving themes of electricity and magnetism), applied in three remote meetings for high school students from the private education system in the city of São José dos Campos, considering Ausubel's theory of meaningful learning as a reference. Through the experimental activities, it was noticed an effective participation and reflection of the themes treated by the students, who took advantage of the fact of being remote to closely observe the experiments, participate assiduously through the chat comments the experiments and asking questions, developing autonomy and creativity when carrying out the tasks. Evidence of significant learning was obtained using the three experimentation approaches remotely, as well as greater student involvement in the proposed activities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAusubelpor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectDemonstraçãopor
dc.subjectInvestigaçãopor
dc.subjectVerificaçãopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectExperimentationeng
dc.subjectDemonstrativeeng
dc.subjectVerifiableeng
dc.subjectInvestigativeeng
dc.subjectTeaching Physicseng
dc.titleSequência de experimentos (aplicados remotamente) de eletricidade e magnetismopor
dc.title.alternativeSequence of experiments (remotely applied) on electricity and magnetismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Maria, Marco Aurélio Euflauzino
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2603711351440791por
dc.description.resumoA experimentação contribui significativamente como uma importante ferramenta no ensino de Física tornando-o mais significativo, atrativo e aprazível aos estudantes. A fim de garantir que a experimentação de fato favoreça o processo de aprendizagem é necessário que o professor conheça as modalidades das atividades experimentais, o papel do professor e do aluno, o espaço, tempo, turma, postura durante a experimentação, as habilidades que deseja que seus alunos desenvolvam, assim como também as vantagens e as desvantagens de cada modalidade. Diante deste contexto, no trabalho aqui apresentado buscou-se investigar uma nova contribuição aos processos de ensino e de aprendizagem de alguns tópicos da Física estudados no ensino médio, abordando estratégias experimentais aplicadas remotamente. Este trabalho teve por objetivo propor uma sequência composta por três atividades experimentais, demonstrativa, verificativa e investigativa (envolvendo temas de eletricidade e de magnetismo), aplicadas em três encontros remotos com estudantes do ensino médio da rede privada da cidade de São José dos Campos, considerando como referencial a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Através das atividades experimentais percebeu-se uma efetiva participação e reflexão dos temas tratados pelos alunos, os quais aproveitaram o fato de estarem remotos para observar mais atenciosamente os experimentos, participar assiduamente através do chat fazendo perguntas e comentários e desenvolver autonomia e criatividade ao realizar os experimentos. Obteve-se indícios de aprendizagem significativa utilizando as três abordagens de experimentação de forma remota, assim também como um maior envolvimento dos estudantes nas atividades propostas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3368931589397231por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil