dc.contributor.author | Prado, Isabelli Tesser | |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T21:51:32Z | eng |
dc.date.available | 2023-01-25T21:51:32Z | eng |
dc.date.issued | 2022-11-23 | eng |
dc.identifier.citation | PRADO, Isabelli Tesser. A evolução das políticas públicas no Brasil no período 1990-2020: o que elas garantem para pessoas com NEE e/ou deficiência?. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17277. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17277 | por |
dc.description.abstract | Education is an institutionalized social practice, which the State has the duty to guarantee and
promote its management. In this way, it is necessary to understand that it is part of a system –
capitalism – and therefore undergoes changes according to the need to maintain this system,
the economic and ideological interests of the ruling class. The changes that are promoted in
the educational system occur through social policies, which have the function of organizing
rights and duties of the subjects inserted there. Inclusion is part of these social promotion
policies, aiming to alleviate inequalities, whether those arising from some type of disability,
or due to the need for historical retraction, in order to make them actively part of society.
However, the ways in which it occurs perversely include people with special educational
needs, as it guarantees access and basic conditions in line with the law, but not effective
permanence. That way, our objective is to analyze what was produced from public policies in
the period from 1990 to 2020, in the Brazilian educational system at the federal level, in order
to understand whether these regulations guarantee what is proposed in a more humanizing and
inclusive education, as well as their intentions when actually applied. This work is intended to
result not only in an analysis of these laws from a Marxist perspective, but also with the
intention of producing a survey of legal formulations at the federal level for further
consultation. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject | Educational policies | eng |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.title | A evolução das políticas públicas no Brasil no período 1990-2020: o que elas garantem para pessoas com NEE e/ou deficiência? | por |
dc.title.alternative | The evolution of public policies in Brazil in the period 1990-2020: What do they guarantee for people with SEN and/or disabilities? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lozano, Daniele | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6775248941851933 | por |
dc.description.resumo | A educação é uma prática social institucionalizada, a qual ao Estado cabe o dever de garanti la e promover sua gestão. Desta forma é preciso compreender que ela faz parte de um sistema
– o capitalismo – e por isso sofre alterações conforme a necessidade de manutenção desse
sistema, dos interesses econômicos e ideológicos da classe dominante. As alterações que são
promovidas no sistema educacional ocorrem por meio das políticas sociais, que tem função de
organizar direitos e deveres dos sujeitos ali inseridos. A inclusão faz parte dessas políticas de
promoção social, visando, amenizar as desigualdades, sejam aquelas que partem de algum
tipo de deficiência, ou por necessidade de retratação histórica, a fim de torná-los parte da
sociedade ativamente. Porém, os moldes em que ela ocorre inclui de forma perversa as
pessoas com necessidades educacionais especiais, pois ela garante o acesso e as condições
básicas em viés de Lei, mas não a permanência efetiva. Nesse sentido, objetivamos analisar o
que foi produzido de políticas públicas no período de 1990 a 2020, no sistema educacional
brasileiro em âmbito federal, a fim de compreender se estas normativas garantem o que é
proposto em uma educação mais humanizadora e inclusiva, assim como suas
intencionalidades quando aplicadas de fato. Tal trabalho tem o intuito de resultar não só uma
análise destas leis mediante a perspectiva marxista, como também tem a intensão da produção
de um levantamento de formulações legais do âmbito federal para consultas posteriores. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::ATITUDE E IDEOLOGIAS POLITICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::CLASSES SOCIAIS E GRUPOS DE INTERESSE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6183592604067595 | por |