dc.contributor.author | Souza, Ivania Aparecida de | |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T21:58:13Z | eng |
dc.date.available | 2023-01-31T21:58:13Z | eng |
dc.date.issued | 2021-08-30 | eng |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ivania Aparecida de. Movimento sociais e formação de professoras e professores de ciências em artigos nacionais e internacionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17313. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17313 | por |
dc.description.abstract | The present work aimed to identify if there is a contribution of scientific research that
articulates the formation of teachers and social movements. We emphasize that this theme is
related to the training of professionals who practice critical reflection, praxis and dialogue
(FREIRE & SHOR, 1986) when teaching their subjects. The research had data collection on a
qualitative basis, having as reference the bibliographical research (LIMA and MIOTO, 2007)
where four articles were found, two Brazilians and two Colombians, and the analysis was
performed according to the theory of Discursive Textual Analysis (ATD) (MORAES and
GALIAZZI, 2006). When developing the processes indicated in the ATD, we highlighted
more than one category for each of the articles and the analyzes were carried out according to
categories defined a priori. Data collection was performed using the descriptors of teacher
education and social/popular/popular social movements, along with the Web of Science and
Scielo databases, with a chronological parameter established for the period between 2011 and
2020. Through these searches, they were selected four articles that were within the established
parameters and through the analysis of the documents we were able to identify theoretical
approaches by some, and approaches to the critical reflections that the authors inserted
throughout the text, some of which will be highlighted. We conclude that the field of research
involving the training of female teachers and social movements has a scarcity of publications,
especially when we think about the training of female teachers specifically for the teaching of
science, which indicates that it is an area with perspectives for future research. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Professores de ciências | por |
dc.subject | Movimentos populares | por |
dc.subject | Licenciandos em ciências biológicas | por |
dc.subject | Science teachers | eng |
dc.subject | Popular Movements | eng |
dc.subject | Graduates in biological sciences | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.title | Movimento sociais e formação de professoras e professores de ciências em artigos nacionais e internacionais | por |
dc.title.alternative | Social movements and training of science teachers in national and international articles | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sebastiani, Renata | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9773755519907716 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Calzolari Neto, Anselmo João | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4906309581958797 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve por objetivo identificar se há contribuição de pesquisas científicas
que articulem a formação de professoras/es e movimentos sociais. Destacamos que este tema
tem relação com a formação de profissionais que pratiquem a reflexão crítica, a práxis e o
diálogo (FREIRE & SHOR, 1986) ao ministrarem suas disciplinas. A pesquisa possuiu coleta
de dados com base qualitativa, tendo como referência a pesquisa bibliográfica (LIMA e
MIOTO, 2007) onde foram encontrados quatro artigos, dois brasileiros e dois colombianos, e
a análise foi realizada segundo a teoria da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES e
GALIAZZI, 2006). Ao desenvolver os processos indicados na ATD destacamos mais de uma
categoria para cada um dos artigos e as análises foram realizadas segundo categorias definidas
a priori. A coleta de dados foi realizada utilizando os descritores de formação de professores
e movimentos sociais/ populares/ sociais populares, junto às bases de dados Web of Science e
Scielo, com parâmetro cronológico estabelecido pelo período contido entre 2011 e 2020.
Através dessas buscas foram selecionados quatro artigos que encontravam-se dentro dos
parâmetros estabelecidos e através de análises dos documentos pudemos identificar
aproximações teóricas por parte de alguns, e aproximações sobre as reflexões críticas que
as/os autoras/es inseriram ao longo do texto, sendo que algumas estarão destacadas.
Concluímos que o campo de pesquisa que envolve a formação de professoras/es e
movimentos sociais têm escassez de publicações, principalmente quando pensamos na
formação de professoras/es especificamente para o ensino de ciências, o que nos indica ser
uma área com perspectivas de pesquisas futuras. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7776747942848219 | por |