Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Ivania Aparecida de
dc.date.accessioned2023-01-31T21:58:13Zeng
dc.date.available2023-01-31T21:58:13Zeng
dc.date.issued2021-08-30eng
dc.identifier.citationSOUZA, Ivania Aparecida de. Movimento sociais e formação de professoras e professores de ciências em artigos nacionais e internacionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17313.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17313por
dc.description.abstractThe present work aimed to identify if there is a contribution of scientific research that articulates the formation of teachers and social movements. We emphasize that this theme is related to the training of professionals who practice critical reflection, praxis and dialogue (FREIRE & SHOR, 1986) when teaching their subjects. The research had data collection on a qualitative basis, having as reference the bibliographical research (LIMA and MIOTO, 2007) where four articles were found, two Brazilians and two Colombians, and the analysis was performed according to the theory of Discursive Textual Analysis (ATD) (MORAES and GALIAZZI, 2006). When developing the processes indicated in the ATD, we highlighted more than one category for each of the articles and the analyzes were carried out according to categories defined a priori. Data collection was performed using the descriptors of teacher education and social/popular/popular social movements, along with the Web of Science and Scielo databases, with a chronological parameter established for the period between 2011 and 2020. Through these searches, they were selected four articles that were within the established parameters and through the analysis of the documents we were able to identify theoretical approaches by some, and approaches to the critical reflections that the authors inserted throughout the text, some of which will be highlighted. We conclude that the field of research involving the training of female teachers and social movements has a scarcity of publications, especially when we think about the training of female teachers specifically for the teaching of science, which indicates that it is an area with perspectives for future research.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectProfessores de ciênciaspor
dc.subjectMovimentos popularespor
dc.subjectLicenciandos em ciências biológicaspor
dc.subjectScience teacherseng
dc.subjectPopular Movementseng
dc.subjectGraduates in biological scienceseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleMovimento sociais e formação de professoras e professores de ciências em artigos nacionais e internacionaispor
dc.title.alternativeSocial movements and training of science teachers in national and international articleseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sebastiani, Renata
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9773755519907716por
dc.contributor.advisor-co1Calzolari Neto, Anselmo João
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906309581958797por
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo identificar se há contribuição de pesquisas científicas que articulem a formação de professoras/es e movimentos sociais. Destacamos que este tema tem relação com a formação de profissionais que pratiquem a reflexão crítica, a práxis e o diálogo (FREIRE & SHOR, 1986) ao ministrarem suas disciplinas. A pesquisa possuiu coleta de dados com base qualitativa, tendo como referência a pesquisa bibliográfica (LIMA e MIOTO, 2007) onde foram encontrados quatro artigos, dois brasileiros e dois colombianos, e a análise foi realizada segundo a teoria da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES e GALIAZZI, 2006). Ao desenvolver os processos indicados na ATD destacamos mais de uma categoria para cada um dos artigos e as análises foram realizadas segundo categorias definidas a priori. A coleta de dados foi realizada utilizando os descritores de formação de professores e movimentos sociais/ populares/ sociais populares, junto às bases de dados Web of Science e Scielo, com parâmetro cronológico estabelecido pelo período contido entre 2011 e 2020. Através dessas buscas foram selecionados quatro artigos que encontravam-se dentro dos parâmetros estabelecidos e através de análises dos documentos pudemos identificar aproximações teóricas por parte de alguns, e aproximações sobre as reflexões críticas que as/os autoras/es inseriram ao longo do texto, sendo que algumas estarão destacadas. Concluímos que o campo de pesquisa que envolve a formação de professoras/es e movimentos sociais têm escassez de publicações, principalmente quando pensamos na formação de professoras/es especificamente para o ensino de ciências, o que nos indica ser uma área com perspectivas de pesquisas futuras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7776747942848219por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil