Show simple item record

dc.contributor.authorFerrandi, Daiani Aparecida
dc.date.accessioned2023-03-27T18:08:48Z
dc.date.available2023-03-27T18:08:48Z
dc.date.issued2023-03-24
dc.identifier.citationFERRANDI, Daiani Aparecida. Dimensões de acessibilidade na formação acadêmica de universitários com baixa visão: revisão sistemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17545.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17545
dc.description.abstractVisually impaired students face difficulties in accessing and staying in higher education related to physical and attitudinal barriers present in higher education institutions. Considering educational policies that guarantee these students' access to this educational level, it is important to evaluate the presence of strategies that guarantee their permanence in the academic space and enable the provision of quality education. The objective of this Course Completion Work was: to investigate the dimensions of accessibility presented in scientific research and indicate which ones allow access to academic training for students with low vision in Brazilian higher education. As specific objectives: a) Investigate studies that deal with the dimensions of accessibility for people with low vision; b) Characterize which dimensions are present in the formation of students with low vision in Brazilian Higher Education; c) Indicate which of these dimensions contribute to the permanence of these students in higher education. For that, the research used the Systematic Review method. The databases used were: SciELO and CAPES. Twelve articles were analyzed, which showed that the barriers faced by people with visual impairments during their academic training run mainly through two axes, namely: (i) Accessibility in its different dimensions and (ii) Teacher training. It was possible to consider that the inclusion of people with low vision in Brazilian higher education has many initiatives created from public policies. However, it is not always visible actions for the development of strategies and changes that allow the access and permanence of these people in the academic environment, both by the institution and the teaching staff, without guaranteeing and complying with the legislation, which has as its The objective is to guarantee access for this public in Brazilian higher education institutions, highlighting the importance of greater attention focused on the process of inclusion of students with low vision in order to ensure that these individuals have access and permanence in an effective manner. It is expected that this research can contribute to the theme raised and that it attracts new looks to the public discussed here, in order to collaborate for new analyzes carried out in the future, bringing new information to the theme.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectBaixa visãopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.titleDimensões de acessibilidade na formação acadêmica de universitários com baixa visão: revisão sistemáticapor
dc.title.alternativeAccessibility dimensions in the academic training of university students with low vision: a systematic revieweng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Orlando, Rosimeire Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4254571422608459por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Josana Carla Gomes da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0258235198606993por
dc.description.resumoEstudantes com deficiência visual enfrentam dificuldades de acesso e permanência na educação superior relacionadas às barreiras físicas e atitudinais, presentes nas instituições de Educação Superior. Considerando políticas educacionais que garantem o acesso desses estudantes nesse nível educacional, é importante avaliar a presença de estratégias que garantam a permanência no espaço acadêmico e possibilitem a oferta de ensino de qualidade. O objetivo deste Trabalho de Conclusão de curso foi: investigar as dimensões de acessibilidade apresentadas nas pesquisas científicas e indicar quais possibilitam o acesso à formação acadêmica de estudantes com baixa visão na educação superior brasileira. Como objetivos específicos: a) Investigar estudos que tratam das dimensões de acessibilidade para pessoas com baixa visão; b) Caracterizar quais dimensões estão presentes na formação de estudantes com baixa visão na Educação Superior brasileira; c) Indicar quais dessas dimensões contribuem para a permanência desses estudantes na educação superior. Para tanto, a pesquisa utilizou o método de Revisão Sistemática. As bases de dados utilizadas foram: SciELO e CAPES. Foram analisados 12 artigos, os quais evidenciaram que as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência visual durante a sua formação acadêmica perpassam, principalmente, por dois eixos, sendo eles: (i) Acessibilidade em suas diferentes dimensões e (ii) Formação docente. Foi possível considerar que a inclusão de pessoas com baixa visão na educação superior brasileira conta com muitas iniciativas criadas a partir das políticas públicas. Mas, nem sempre se torna visível ações para o desenvolvimento de estratégias e mudanças que possibilitem o acesso e permanência dessas pessoas no ambiente acadêmico, tanto por parte da instituição quanto do corpo docente, sem que haja a garantia e cumprimento da legislação, que tem como objetivo garantir o acesso desse público nas instituições de educação superior brasileiras evidenciando a importância de uma maior atenção voltada para o processo de inclusão de estudantes com baixa visão a fim de garantir que o acesso e permanência desses indivíduos estejam ocorrendo de maneira efetiva. É esperado que essa pesquisa possa contribuir com a temática levantada e que atraia novos olhares para o público aqui discutido, a fim de colaborar para novas análises realizadas futuramente, trazendo novas informações para o tema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2083962621062317por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil