Mostrar el registro sencillo del ítem
Os saberes da experiência: a importância do programa residência pedagógica na formação docente
dc.contributor.author | Oliveira, Camila Faustino de | |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T13:06:16Z | |
dc.date.available | 2023-04-13T13:06:16Z | |
dc.date.issued | 2023-03-03 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Camila Faustino de. Os saberes da experiência: a importância do programa residência pedagógica na formação docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17718. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17718 | |
dc.description.abstract | This work aims to reflect on the importance of experiential knowledge and how the Pedagogical Residency Program contributes to teacher education through the practices and experiences it provides to its student scholars. This reflection is based on a narrative research approach, where the author of this work uses an autobiographical narrative to recount her experiences between the years 2019 and 2022, a period in which she participated in mandatory supervised internship courses and the Pedagogical Residency Program, and how each of these experiences was also crucial to her professional development. Through the theoretical support of authors, the aim is to understand what experiential knowledge is and what its contributions are during the teacher education process. In conjunction with the narrative, the aim is to demonstrate that, in addition to traditional internships, the Pedagogical Residency Program can be a valuable source of learning and formative experience. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | por |
dc.subject | Estágio Supervisionado Obrigatório | por |
dc.subject | Saberes Docentes | por |
dc.subject | Saberes Experienciais | por |
dc.subject | Teaching Knowledge | eng |
dc.subject | Experiential Knowledge | eng |
dc.title | Os saberes da experiência: a importância do programa residência pedagógica na formação docente | por |
dc.title.alternative | Knowledge from experience: the importance of the programa residência pedagógica in teacher training | eng |
dc.title.alternative | Saber a partir de la experiencia: la importancia del programa residencia pedagógica en la formación docente | spa |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Hylio Lagana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315602045624096 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância dos saberes da experiência e como o Programa Residência Pedagógica contribui para a formação docente através das práticas e vivências que proporciona para os seus alunos bolsistas. Essa reflexão é feita a partir de uma pesquisa por narrativa, onde a autora deste trabalho utiliza de uma narrativa autobiográfica para contar suas experiências vividas entre os anos de 2019 e 2022, período em que participou das disciplinas de estágio supervisionado obrigatório e do Programa Residência Pedagógica, e como, também, cada uma dessas experiências foram determinantes na sua formação profissional. Através do suporte teórico dos autores, busca-se entender o que é o saber da experiência e quais são suas contribuições durante o processo de formação docente, e em conjunto com a narrativa busca-se demonstrar que, além do estágio convencional, o Programa Residência Pedagógica pode ser uma fonte valiosa de aprendizado e experiência formativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBLN-So | por |