dc.contributor.author | Amaral, Elisa Amanda Santos do | |
dc.date.accessioned | 2023-04-17T12:11:13Z | |
dc.date.available | 2023-04-17T12:11:13Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, Elisa Amanda Santos do. bell hooks e a Trilogia do Ensino: contribuições para uma educação infantil antirracista. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos da Condição Humana) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17751. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17751 | |
dc.description.abstract | This research addresses the contribution of the word Trilogy Teaching, by bell hooks, for
early childhood education from anti-racist perspective. Our research object is composed of the
books "TeachingtoTransgress: education as a practice of freedom" (2013), "Teaching
community: a pedagogy of Hope" (2021) and "Teaching critical thinking: practical wisdom"
(2020). The research has a sits theoretical and methodological basis the Sociology Childhood
(SARMENTO, 2008; ABRAMOWICZ, OLIVEIRA, 2010), articulated to the fields of studies
of the education of ethnic-racial relations and Black Feminism (COLLINS, 2019; DAVIS,
2016; CRENSHAW, 2002, HOOKS, 2019), which also contributes in order to contextualize
the thought of bell hooks. The study seeks to answer whether there are contributions of bell
hooks' Teaching Trilogy to early childhood education from anti-racist perspective. This is a
qualitative, bibliographic and documental research, in which we conducted a bibliographic
survey and analyzed the legislation that guides early childhood education in Brazil. Through
the content analysis methodology (Bardin, 2016), we listed ten units of record present in the
Trilogy of Teaching that reflect the thought of bell hooks about education and, from them, we
chose two, "Eros and eroticism" and "Love", to deepen the discussion in relation to early
childhood education from an antiracist perspective. By relating these registration units to the
theoretical framework, we can consider that both can support the construction of practices
committed to fighting racism and oppression of all kinds in early childhood education. The
analysis of the Teaching Trilogy reveals that the writings of bell hooks present relevant
contributions for early childhood education from an anti-racist perspective, while Eros carries
the meaning of acceptance and consideration to the subjectivity of each student, as well as
Love that, as bell hooks evidences, will always move us away from domination. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação antirracista | por |
dc.subject | bell hooks | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Anti-racist education | eng |
dc.subject | bell hooks | eng |
dc.title | bell hooks e a Trilogia do Ensino: contribuições para uma educação infantil antirracista | por |
dc.title.alternative | bell hooks and the Teaching Trilogy: contributions to an anti-racist early childhood education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Rosana Batista | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2567706339313166 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda as contribuições da obra Trilogia do Ensino, de bell hooks, para a
educação infantil na perspectiva antirracista. Nosso objeto de pesquisa é composto pelos
livros “Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade” (2013), “Ensinando
comunidade: uma pedagogia da Esperança” (2021) e “Ensinando pensamento crítico:
sabedoria prática” (2020). A pesquisa tem como base teórico-metodológica a Sociologia da
Infância (SARMENTO, 2008; ABRAMOWICZ, OLIVEIRA, 2010), articulada aos campos
de estudos da educação das relações étnico-raciais e o Feminismo Negro (COLLINS, 2019;
DAVIS, 2016; CRENSHAW, 2002, HOOKS, 2019), que também contribui no intuito de
contextualizar o pensamento de bell hooks. O estudo busca responder se há contribuições da
Trilogia do Ensino de bell hooks para a educação infantil na perspectiva antirracista. Trata-se
de pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, em que realizamos levantamento
bibliográfico e analisamos a legislação que orienta a educação infantil no Brasil. Por meio da
metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2016), elencamos dez unidades de registro
presentes na Trilogia do Ensino que refletem o pensamento de bell hooks sobre educação e, a
partir delas, escolhemos duas, “Eros e erotismo” e “Amor”, para aprofundar a discussão em
relação à educação infantil na perspectiva antirracista. Ao relacionarmos estas unidades de
registro ao referencial teórico, podemos considerar que ambas podem respaldar a construção
de práticas comprometidas com o combate ao racismo e à opressão de todos os tipos na
educação infantil. A análise da Trilogia do Ensino revela que os escritos de bell hooks
apresentam contribuições relevantes para educação infantil na perspectiva antirracista, ao
passo que Eros carrega o significado da aceitação e consideração à subjetividade de cada
estudante, assim como o Amor que, como evidencia bell hooks, sempre nos moverá para
longe da dominação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana - PPGECH-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2128728548361573 | por |