dc.contributor.author | Silva, Maria Fernanda Rosa da | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T13:48:31Z | |
dc.date.available | 2023-04-18T13:48:31Z | |
dc.date.issued | 2023-03-27 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Fernanda Rosa da. Reflexões sobre um curso de ecologia por correspondência: indícios do processo formativo a partir de documentos arquivados. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17797. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17797 | |
dc.description.abstract | Zoos are very important institutions that perform social and environmental functions, one of their pillars being environmental education. The municipal zoo Quinzinho de Barros, in Sorocaba, was considered the precursor in environmental education activities in the 1970s and 1980s, and one of the activities carried out during this period was the production of a series of comics for children entitled: “Ecology course
by Correspondence". This work aimed to discuss the content contained in the covers of the second edition of the course, performing a preliminary analysis of the knowledge that was passed on during that time. Based on the analysis, it is indicated that the objective of the course was not to teach content related to the area of science entitled ecology, but rather to use this vehicle as a way of disseminating environmental education. It is also possible to infer that the course focuses on a more “naturalist” and “conservative” tendency towards environmental education, which was very common at the time.Based on the analysis, it is indicated that the objective of the course was to teach subjects related to ecology, but mainly to use
this vehicle as a way of disseminating environmental education. It is also possible to infer that the course focuses on a more “naturalistic” and “conservative” trend of environmental education, which was very common at the time. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ecologia | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.subject | Zoológicos | por |
dc.subject | Ecology Teaching | eng |
dc.subject | Environmental Education | eng |
dc.subject | Zoos | eng |
dc.title | Reflexões sobre um curso de ecologia por correspondência: indícios do processo formativo a partir de documentos arquivados | por |
dc.title.alternative | Reflections on a correspondence ecology course: signs of the formative process based on archived documents | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fernanda Keila Marinho da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6390725197649567 | por |
dc.description.resumo | Os Zoológicos são instituições muito importantes que desempenham funções sociais e ambientais, sendo um dos seus pilares, a educação ambiental. O zoológico municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, foi considerado pioneiro em atividades de educação ambiental nas décadas de 70 e 80 e uma das atividades realizadas nesse período foi a produção de uma série de quadrinhos destinada ao público infantil intitulada: “Curso de Ecologia por Correspondência”. Este trabalho teve por objetivo discutir o conteúdo contido nas capas da segunda edição do curso, realizando uma análise preliminar do foco formativo do curso. Com base na análise, indica-se que o objetivo do curso foi o de ensinar assuntos relacionados à ecologia, mas, principalmente, utilizar esse veículo como forma de disseminar a educação ambiental. Também é possível inferir que o curso volta-se para uma tendência de educação ambiental mais “naturalista” e “conservadora” muito comum na época. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7820423877203537 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBLN-So | por |