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dc.contributor.authorNazario, Rafaela Rodrigues
dc.date.accessioned2023-04-24T14:46:24Z
dc.date.available2023-04-24T14:46:24Z
dc.date.issued2023-03-20
dc.identifier.citationNAZARIO, Rafaela Rodrigues. Estratégias pedagógicas para o ensino de genética para alunos surdos em escolas inclusivas e bilíngues. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17853.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17853
dc.description.abstractThis paper seeks to investigate the education scenario, specifically, the teaching of Genetics to which deaf students have access in Brazilian public schools and whether it ensures a quality teaching-learning, as well as to propose lesson plans that help the teacher, within their duties, to ensure an inclusive and democratic education. The aim of this work is to investigate the scenario of inclusive and bilingual education, specifically the teaching of Genetics to deaf students in Brazilian public schools. Based on this general objective, the specific objectives defined are: a) structure, with rationale, the theoretical framework studied for the realization of this work seeking to expose the scenario of inclusive and bilingual teaching of Genetics for deaf students and its implications in public schools; b) develop two lesson plans focused on the content of Genetics based on bilingual teaching with the help of the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1990); c) make these materials available to professionals who work with deaf students in the classroom of a public elementary school located in the municipality of Sorocaba. From the analysis of the theoretical reference addressed, it is understood that the deaf student's performance can be directly influenced by the teacher's preparation to work in various dynamics adapted in the classroom, the lack of communication between family and school and the failure in teaching methodologies used (SILVA, 2014). That said, two lesson plans were proposed based on bilingual teaching and inclusive education, which aim to help the teacher reflect on the inclusive teaching practice within Brazilian schools.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Inclusivopor
dc.subjectEnsino Bilínguepor
dc.subjectGenéticapor
dc.subjectPlano de Aulapor
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectBilingual Educationeng
dc.subjectGeneticseng
dc.subjectLesson Planeng
dc.titleEstratégias pedagógicas para o ensino de genética para alunos surdos em escolas inclusivas e bilínguespor
dc.title.alternativePedagogical strategies for teaching genetics to deaf students in Inclusive and bilingual schoolseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Rocha, Daniele Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948893650052847por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Antonio Fernando Gouvea da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar o cenário da educação, em específico, o ensino de Genética a qual os alunos surdos possuem acesso em escolas públicas brasileiras e se esta garante um ensino-aprendizagem de qualidade, bem como propor planos de aula que auxiliem o professor, dentro de suas atribuições, a garantir uma educação inclusiva e democrática. O objetivo deste trabalho é investigar o cenário da educação inclusiva e bilíngue, em específico o ensino de Genética para alunos surdos em escolas públicas brasileiras. Com base nesse objetivo geral, os objetivos específicos definidos são: a) estruturar, com fundamentação, o referencial teórico estudado para a realização deste trabalho buscando expor a o cenário do ensino inclusivo e bilíngue de Genética para alunos surdos e as suas implicações nas escolas públicas; b) desenvolver dois planos de aula voltados para o conteúdo de Genética pautados no ensino bilíngue com o auxílio dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990) ; c) disponibilizar esses materiais para os profissionais que atuam com alunos surdos em sala de aula de escola pública de ensino básico localizada no município de Sorocaba.Da análise do referencial teórico abordado, dessa forma, entende-se que o desempenho do aluno surdo pode ser diretamente influenciado pelo preparo do professor para trabalhar em diversas dinâmicas adaptadas em sala de aula, a ausência de comunicação entre a família e a escola e a falha nas metodologias de ensino utilizadas (SILVA, 2014). Isto posto, foram propostos dois planos de aula pautados no ensino bilíngue e na educação inclusiva, que visam o auxílio do professor na reflexão sobre a prática docente inclusiva dentro das escolas brasileiras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4163954526970964por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5568-3302por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8915-9952por


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