dc.contributor.author | Barai, Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T01:54:31Z | eng |
dc.date.available | 2023-04-25T01:54:31Z | eng |
dc.date.issued | 2023-03-17 | eng |
dc.identifier.citation | BARAI, Alexandre. Quebra-cabeça tridimensional no Ensino Fundamental I: possibilidades de utilização interdisciplinar Matemática e Educação Física em uma perspectiva histórico-cultural. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17860. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17860 | por |
dc.description.abstract | The Rubik's Cube, popularly known as the magic cube, is a three-dimensional puzzle
created by the Hungarian teacher Erno Rubik as didactic material to work with his students on the concept of three-dimensionality. However, building a cube on axes that allowed all six faces to rotate, he soon realized that he had created a puzzle. Current educational proposals encourage the use of games as a didactic resource in teaching skills and competences. In this way, intermediated by an interdisciplinary proposal Mathematics and Physical Education, this quali-quantitative study sought to use the magic cube as a complementary didactic material exploring its potentialities. And based on the Historical-cultural perspective with the support of content analysis and the IRAMUTEQ software, its main objective was to understand how the use of toys contributed to the development of logical-mathematical and cognitive-motor skills in students of the 5th grade of Elementary School I. Among the main results found, we can show that the use of toys encourages the appropriation of different skills and competences contained in educational proposals for Mathematics and Physical
Education. In this sense, within the limitations of an exploratory-descriptive study, we point out that it is feasible to use the magic cube as a complementary didactic resource that stimulates the development of higher psychological functions, helping both in the appropriation of culture and systematized knowledge that permeated by the teaching intention favors the formation of scientific concepts by the students. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cubo de Rubik | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Rubik's cube | eng |
dc.subject | Teaching-learning | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.title | Quebra-cabeça tridimensional no Ensino Fundamental I: possibilidades de utilização interdisciplinar Matemática e Educação Física em uma perspectiva histórico-cultural | por |
dc.title.alternative | Three-dimensional puzzle in Elementary School: possibilities of interdisciplinary use in Mathematics and Physical Education in a historical-cultural perspective | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho Neto, João Teles de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8622059450756991 | por |
dc.description.resumo | O cubo de Rubik, popularmente conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça
tridimensional criado pelo professor húngaro Erno Rubik como material didático para
trabalhar com seus alunos o conceito de tridimensionalidade. No entanto, construindo um
cubo sobre eixos que permitiam girar todas as seis faces, logo percebeu que havia criado
um quebra-cabeça. As propostas educacionais da atualidade incentivam o uso dos jogos
como um recurso didático no ensino de habilidades e competências. Desta forma,
intermediado por uma proposta interdisciplinar de Matemática e Educação Física, este
estudo quali-quantitativo buscou utilizar o cubo mágico como um material didático
complementar explorando as suas potencialidades. Alicerçado na Perspectiva Históricocultural com o suporte da Análise de Conteúdo e do software IRAMUTEQ, teve como
objetivo principal compreender como o uso do brinquedo contribuiu no desenvolvimento de
habilidades lógico-matemáticas e cognitivo-motoras nos alunos dos 5º anos do Ensino
Fundamental I. Dentre os principais resultados encontrados, podemos evidenciar que o uso
do brinquedo fomenta a apropriação de diversas habilidades e competências contidas nas
propostas educacionais de Matemática e Educação Física. Nesse sentido, dentro das
limitações de um estudo exploratório-descritivo, salientamos ser factível o uso do cubo
mágico como recurso didático complementar que estimula o desenvolvimento das funções
psicológicas superiores, auxiliando tanto na apropriação da cultura, como de saberes
sistematizados, que permeados pela intencionalidade docente favorecem a formação de
conceitos científicos pelos alunos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5585999713845606 | por |