Show simple item record

dc.contributor.authorBarai, Alexandre
dc.date.accessioned2023-04-25T01:54:31Zeng
dc.date.available2023-04-25T01:54:31Zeng
dc.date.issued2023-03-17eng
dc.identifier.citationBARAI, Alexandre. Quebra-cabeça tridimensional no Ensino Fundamental I: possibilidades de utilização interdisciplinar Matemática e Educação Física em uma perspectiva histórico-cultural. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17860.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17860por
dc.description.abstractThe Rubik's Cube, popularly known as the magic cube, is a three-dimensional puzzle created by the Hungarian teacher Erno Rubik as didactic material to work with his students on the concept of three-dimensionality. However, building a cube on axes that allowed all six faces to rotate, he soon realized that he had created a puzzle. Current educational proposals encourage the use of games as a didactic resource in teaching skills and competences. In this way, intermediated by an interdisciplinary proposal Mathematics and Physical Education, this quali-quantitative study sought to use the magic cube as a complementary didactic material exploring its potentialities. And based on the Historical-cultural perspective with the support of content analysis and the IRAMUTEQ software, its main objective was to understand how the use of toys contributed to the development of logical-mathematical and cognitive-motor skills in students of the 5th grade of Elementary School I. Among the main results found, we can show that the use of toys encourages the appropriation of different skills and competences contained in educational proposals for Mathematics and Physical Education. In this sense, within the limitations of an exploratory-descriptive study, we point out that it is feasible to use the magic cube as a complementary didactic resource that stimulates the development of higher psychological functions, helping both in the appropriation of culture and systematized knowledge that permeated by the teaching intention favors the formation of scientific concepts by the students.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCubo de Rubikpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectRubik's cubeeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleQuebra-cabeça tridimensional no Ensino Fundamental I: possibilidades de utilização interdisciplinar Matemática e Educação Física em uma perspectiva histórico-culturalpor
dc.title.alternativeThree-dimensional puzzle in Elementary School: possibilities of interdisciplinary use in Mathematics and Physical Education in a historical-cultural perspectiveeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho Neto, João Teles de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8622059450756991por
dc.description.resumoO cubo de Rubik, popularmente conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional criado pelo professor húngaro Erno Rubik como material didático para trabalhar com seus alunos o conceito de tridimensionalidade. No entanto, construindo um cubo sobre eixos que permitiam girar todas as seis faces, logo percebeu que havia criado um quebra-cabeça. As propostas educacionais da atualidade incentivam o uso dos jogos como um recurso didático no ensino de habilidades e competências. Desta forma, intermediado por uma proposta interdisciplinar de Matemática e Educação Física, este estudo quali-quantitativo buscou utilizar o cubo mágico como um material didático complementar explorando as suas potencialidades. Alicerçado na Perspectiva Históricocultural com o suporte da Análise de Conteúdo e do software IRAMUTEQ, teve como objetivo principal compreender como o uso do brinquedo contribuiu no desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas e cognitivo-motoras nos alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I. Dentre os principais resultados encontrados, podemos evidenciar que o uso do brinquedo fomenta a apropriação de diversas habilidades e competências contidas nas propostas educacionais de Matemática e Educação Física. Nesse sentido, dentro das limitações de um estudo exploratório-descritivo, salientamos ser factível o uso do cubo mágico como recurso didático complementar que estimula o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, auxiliando tanto na apropriação da cultura, como de saberes sistematizados, que permeados pela intencionalidade docente favorecem a formação de conceitos científicos pelos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5585999713845606por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil