dc.contributor.author | Bressani, Eduardo Alves | |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T13:33:10Z | |
dc.date.available | 2023-04-25T13:33:10Z | |
dc.date.issued | 2023-03-17 | |
dc.identifier.citation | BRESSANI, Eduardo Alves. O lixo é no lixo? Banhos de cinco minutos? E a culpa é do meu canudo de plástico? Por uma educação ambiental crítica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17863. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17863 | |
dc.description.abstract | The present work starts from the hypothesis that each individual carries conceptions and
Social Representations of Environment and Environmental Education as it is stated by
Reigota (2010). Thus, we seek to analyze to what extent the conceptions of Environment and
Environmental Education of Biology and Science Education undergraduate students from the
daytime (CBL-So) and evening (CBLN-So) courses approach the
Macro-Political-Pedagogical Trends classified by Layrargues and Lima (2014). The analysis
was based on the responses collected through a semi-structured questionnaire disclosed
through e-mails and WhatsApp groups. It used the qualitative research as a data collection
method and the Discursive Textual Analysis stated by Moraes and Galiazzi (2006) as a data
analysis method. Throughout the speeches gathered, it was possible to verify that the students
simultaneously present pragmatic and critical views. Lastly, it is concluded that the
prevalence of the pragmatic macrotrend is the result of a political project that aims to
perpetuate the current economic system and, at the same time, the presence of critical
perspectives points to the possibility of a new, critical and contextualized curriculums in
pre-service teacher education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental Crítica | por |
dc.subject | Meio Ambiente | por |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | por |
dc.subject | Critical Environmental Education | eng |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Pre-service Teacher Education | eng |
dc.title | O lixo é no lixo? Banhos de cinco minutos? E a culpa é do meu canudo de plástico? Por uma educação ambiental crítica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas | por |
dc.title.alternative | Is the garbage in the garbage? Five-minute baths? And it's my straw's fault plastic? For a critical environmental education in the initial training of teachers of Biological Sciences | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Torres, Juliana Rezende | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Oliveira, Wander Pinto de | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1233497225721187 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho parte da hipótese de que cada indivíduo carrega consigo diferentes
concepções e Representações Sociais de Meio Ambiente e Educação Ambiental como é
afirmado por Reigota (2010). Assim, buscamos analisar em que medida as concepções de
Meio Ambiente e de Educação Ambiental de alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências
Biológicas Integral (CBL-So) e Noturno (CBLN-So) da Universidade Federal de São Carlos
(UFSCar) campus Sorocaba se aproximam das macrotendências político-pedagógicas
classificadas por Layrargues e Lima (2014). A análise se deu a partir das respostas coletadas
através de um questionário estruturado divulgado por e-mails e grupos de WhatsApp.
Utilizamos como metodologia de coleta de dados a pesquisa qualitativa e como metodologia
de análise de dados a análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Através das
respostas coletadas foi possível constatar que os licenciandos apresentam concomitantemente
visões de cunho pragmático e crítico. Concluímos, por fim, que a prevalência da
macrotendência pragmática é fruto de um projeto político que visa a manutenção do sistema
econômico atual, ao mesmo tempo em que a presença de perspectivas críticas acenam para a
possibilidade de um currículo mais crítico e contextualizado na formação inicial de
professores. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6896592594987580 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBLN-So | por |