Show simple item record

dc.contributor.authorBonini, Aline Patrícia Pasqui
dc.date.accessioned2023-05-18T14:06:54Zeng
dc.date.available2023-05-18T14:06:54Zeng
dc.date.issued2023-03-30eng
dc.identifier.citationBONINI, Aline Patrícia Pasqui. Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta articulada à literatura infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18032.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18032por
dc.description.abstractThis research aims to develop and analyze an Investigative Teaching Sequence relating Science teaching to literary text reading as a possibility to develop Scientific Literacy in the early years of Elementary School. The activities were planned from the content “property of materials” related to chemistry and on the tale “The Three Little Pigs” which were applied for third graders in Elementary School. This study has a qualitative feature, and the data gathering was carried out from the transcription and analysis of the students’ words during the application of SEI in a city public school in Limeira – SP. The classes were held on June 10, 13 and 14, 2022, requiring a total of 10 class hours. The planned activities were built from the structuring axes of Scientific Literacy (SASSERON, 2008) and rely on the elaboration of processes of investigative teaching, aiming at the students´ ability to mobilize, use and take decisions based on scientific knowledge taking into account situations related to reality and to everyday aspects. Therefore, it is noted that there is a contribution of the investigative feature activities that articulate two fields, science and literature, whereas it is possible to identify indicators of Scientific Literacy and realize the possibility of interconnection of these two areas, as both literature and science can relate to daily routine. providing several reflections on political, social and environmental aspects.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência de Ensino Investigativopor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectSequency of investigative teachingeng
dc.subjectEarly years elementary schooleng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.titleAlfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta articulada à literatura infantilpor
dc.title.alternativeScientific literacy in the early years of elementary school: a proposal articulated to children's literatureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Milaré, Tathiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.description.resumoEsta pesquisa visa desenvolver e analisar Sequência de Ensino Investigativo relacionando o ensino de Ciências à leitura de texto literário como possibilidade de desenvolver a Alfabetização Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram planejadas a partir do conteúdo “propriedade dos materiais” relacionado à Química e sobre o conto “Os três porquinhos” as quais foram aplicadas no 3º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa tem caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada a partir da transcrição e análise das interações investigativas dos estudantes durante a aplicação da SEI em uma escola pública municipal da cidade de Limeira-SP. As aulas foram desenvolvidas nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2022, sendo necessário um total de 10 horas-aulas. As atividades planejadas foram construídas a partir dos eixos estruturantes da Alfabetização Científica (SASSERON, 2008) e se fundamentam acerca da elaboração de processos de ensino investigativo, com o objetivo de fazer com que o estudante seja capaz de mobilizar, utilizar e tomar decisões pautado em conhecimentos científicos levando em consideração situações relacionadas à realidade e aos aspectos do dia a dia. A partir da análise dos dados, constatou-se as contribuições de atividades de caráter investigativo que levaram os estudantes à reflexão e à tomada de decisão em articular dois campos, Ciência e Literatura, uma vez que foi possível identificar os indicadores de Alfabetização Científica e perceber que tal articulação possibilitou a contextualização de conceitos científicos e a relação desses conhecimentos com a realidade, visto que tanto a Literatura quanto a Ciência se relacionam com o dia a dia, proporcionando diversas reflexões acerca de aspectos políticos, sociais e ambientais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6183605740015297por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-5372-5916por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6557-1769por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil