dc.contributor.author | Barboza, Ana Luiza da Silveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-19T17:05:36Z | |
dc.date.available | 2023-05-19T17:05:36Z | |
dc.date.issued | 2023-04-04 | |
dc.identifier.citation | BARBOZA, Ana Luiza da Silveira. A inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino de ciências biológicas: revisão narrativa e produção de recurso tátil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18046. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18046 | |
dc.description.abstract | The present study aims to address and understand aspects related to the teaching of Biology involving blind or visually impaired students in the context of the inclusive school. It seeks to develop a narrative review about the political landmarks of special education, the teaching and learning processes involving blind or visually impaired students in the school context and the perspective of the universal design of learning and assistive technology; - produce a tactile resource that allows working on a certain curricular content of the discipline of Biology in the second year of high school; - develop a lesson plan in which it is possible to put a biology class in perspective based on the principles of inclusive education addressed in the study. It is, therefore, a qualitative research based on the narrative review and the production of tactile resources. The work contributes towards thinking about the configuration of pedagogical practices that consider the educational specificities of students (with disabilities) in order to enhance an organization of teaching based on significant learning processes with a view to the use of resources that allow access to knowledge school. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência Visual | por |
dc.subject | Recurso Didático-Pedagógico | por |
dc.subject | Ensino de Ciências Biológicas | por |
dc.subject | Educação Escolar | por |
dc.subject | Visual Disable | eng |
dc.subject | Pedagogical Didactic Resource | eng |
dc.subject | Teaching of Biological Sciences | eng |
dc.subject | Schooling | eng |
dc.title | A inclusão de estudantes com deficiência visual no ensino de ciências biológicas: revisão narrativa e produção de recurso tátil | por |
dc.title.alternative | The inclusion of students with visual disabilities in the teaching of biological sciences: narrative review and production of tactile resources | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Dainez, Débora | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671868444231806 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ferrarini, Cleyton Fernandes | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6048395588990624 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta como objetivo abordar e compreender aspectos relativos ao ensino de Biologia envolvendo alunos cegos ou com deficiência visual no contexto da escola inclusiva. Busca-se desenvolver uma revisão narrativa acerca dos marcos políticos da educação especial, dos processos de ensino e aprendizagem envolvendo estudantes cegos ou com deficiência visual no contexto escolar e da perspectiva do desenho universal de aprendizagem e tecnologia assistiva; - produzir um recurso tátil que permita trabalhar um determinado conteúdo curricular da disciplina de Biologia no segundo ano do Ensino Médio; - elaborar um plano de aula em que seja possível perspectivar uma aula de biologia com base nos princípios da educação inclusiva abordados no estudo. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa pautada na revisão narrativa e na produção de recurso tátil. O trabalho contribui no sentido de pensar na configuração de práticas pedagógicas que considerem as especificidades educacionais dos estudantes (com deficiência) de modo a potencializar uma organização do ensino pautada em processos significativos de aprendizagem tendo em vista o uso de recursos que permitam o acesso ao conhecimento escolar. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9544926466801253 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBLN-So | por |