Show simple item record

dc.contributor.authorMacedo, Jéssica Carolina Paschoal de
dc.date.accessioned2023-06-19T15:11:05Zeng
dc.date.available2023-06-19T15:11:05Zeng
dc.date.issued2023-05-18eng
dc.identifier.citationMACEDO, Jéssica Carolina Paschoal de. Tendências, silenciamentos e perspectivas das pesquisas brasileiras sobre questões sociocientíficas na educação em ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18158.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18158por
dc.description.abstractSince its inception, the field of Studies on the relations between STS envisioned understanding the development of science and technology as a human construction, which suffers interference from social, economic and political interests. Thus, we assume that the approximation of these studies with science education is oriented towards social transformation and the socio-political formation of students, which has also resulted in the implementation of discussions on socio-scientific issues (QSC) in education, as well as in the elaboration of of academic works to disseminate these research data. That said, an in-depth analysis of the literature produced is essential, with the aim of understanding the development of this field and its marks on science research and teaching in our country. For this, we used a state-of-the-knowledge survey, so that the information was compiled in two stages: 1) Complete articles published in the Annals of national events in the area (ENPEC, ENEQ, EPEF and ENEBIO) and 2 ) Complete articles published in national journals evaluated as Qualis CAPES A1, A2 and B1 (2013-2016 Quadrennial), in the teaching area. Thus, through the constitution of these data, our analyzes point to the main trends in the field of studies on QSC in Brazil: the majority of production by researchers located in the south-southeast axis, a fact that has changed over the last few years due to the expansion of universities and the creation of graduate programs in the north, northeast and midwest regions of the country. As the main silencings found, we highlight the absence of references for the delimitation of the teaching methodology used, as well as with respect to what training is aimed at with the inclusion of QSC in teaching. Finally, from the analysis of these documents, we seek to contribute to a greater understanding of studies on QSC in Brazil, as well as deepen discussions on trends, silencing and emerging themes of this field of studies in our country.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectQuestões sociocientíficaspor
dc.subjectQSCpor
dc.subjectEstado do conhecimentopor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectSocioscientific issueseng
dc.subjectSSIeng
dc.titleTendências, silenciamentos e perspectivas das pesquisas brasileiras sobre questões sociocientíficas na educação em ciênciaspor
dc.title.alternativeTrends, silences and perspectives of brazilian research on socio-scientific issues in science educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0285391776145231por
dc.description.resumoDesde seu início, o campo de Estudos das relações entre CTS vislumbrava a compreensão do desenvolvimento da ciência e da tecnologia como construção humana, que sofre interferências de interesses sociais, econômicos e políticos. Assim, temos por pressuposto que a aproximação destes estudos com a educação científica é orientada para a transformação social e a formação sociopolítica dos estudantes, o que têm resultado também na implementação de discussões sobre as questões sociocientíficas (QSC) na educação, assim como na elaboração de trabalhos acadêmicos para divulgação desses dados de pesquisa. Dito isso, é essencial a análise aprofundada da literatura produzida, com a finalidade de compreendermos o desenvolvimento deste campo e suas marcas na pesquisa e no ensino de ciências de nosso país. Para isso, nos valemos de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, de modo que a constituição das informações foi realizada em dois momentos: 1) Artigos completos publicados nos Anais de eventos nacionais da área (ENPEC, ENEQ, EPEF e ENEBIO) e 2) Artigos completos publicados em periódicos nacionais avaliados como Qualis CAPES A1, A2 e B1 (Quadriênio 20132016), na área de ensino. Assim, por meio da constituição desses dados nossas análises apontam como principais tendências do campo de estudos sobre QSC no Brasil: majoritária produção de pesquisadores localizados no eixo sul-sudeste, fato este que têm se alterado ao longo dos últimos anos em decorrência à expansão de universidades e criação de programas de pós-graduação nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do país. Como principais silenciamentos encontrados destacamos a ausência de referenciais para a delimitação da metodologia de ensino empregada, bem como a respeito de qual formação se almeja com a inclusão das QSC no ensino. Por fim, a partir da análise desses documentos, buscamos contribuir para uma maior compreensão dos estudos sobre QSC no Brasil, bem como aprofundar as discussões sobre as tendências, silenciamentos e temáticas emergentes deste campo de estudos em nosso país.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3623490588481296por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil