Mostrar el registro sencillo del ítem
O novo ensino médio e a oferta dos itinerários formativos no contexto do ensino de ciências
dc.contributor.author | Prevato, Giovana Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2023-06-26T18:49:30Z | eng |
dc.date.available | 2023-06-26T18:49:30Z | eng |
dc.date.issued | 2023-04-27 | eng |
dc.identifier.citation | PREVATO, Giovana Cristiane. O novo ensino médio e a oferta dos itinerários formativos no contexto do ensino de ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18205. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18205 | por |
dc.description.abstract | The objective of this research was to reflect on the implementation of the new secondary education, highlighting the positions of those involved in the school environment and the pressures imposed by being an educational public policy. Considering the low quality of teaching and the alienation of subjects trapped in contemporary conditions, educational restructuring was justified, aiming at the demands of today's society with knowledge that provides freedom of thought, the search for autonomy and the deconstruction of an individualized environment. Through the implementation of Law No. 13,415/2017, significant changes were made to the high school, projecting improvement in the quality and equity of education. Among the alterations, the expansion of the journey with disciplines that intended to help students' future decisions was highlighted. However, it is common for organizations responsible for the executing of reforms not to face those involved as important articulators. On the contrary, they create exclusionary situations such as teachers trained to be efficient applicators, and in relation to students they deny their identities. Thus, the need to discuss the school as a space of cultures was encouraged, considering the social context and, at the same time, portraying aspects linked to scientific knowledge to contribute to science teaching. The methodology proposed for this work was qualitative research, which can take different forms and be conducted in multiple contexts, that is, providing different strategies based on the understanding of the research subjects. The data collected about the phenomenon studied were recorded in a field diary, online questionnaires, and face-to-face interviews. Therefore, the organization of this study was related to the problem represented by educational reforms in the context of the high school. Innovations have different levels of scope, however, the way they are articulated and planned may not contribute to the development of themes of sociocultural relevance and, thus, make it impossible the formation of critical and participatory citizens within the teaching and learning process. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública educacional | por |
dc.subject | Reforma do ensino médio | por |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Educational public policy | eng |
dc.subject | High school reform | eng |
dc.subject | Natural sciences | eng |
dc.title | O novo ensino médio e a oferta dos itinerários formativos no contexto do ensino de ciências | por |
dc.title.alternative | The new secondary education and the offer of training itineraries in the context of science teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Furlan, Elaine Gomes Matheus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3179865576965852 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a implementação do novo ensino médio, evidenciando os posicionamentos dos envolvidos no âmbito escolar e as pressões impostas por ser uma política pública educacional. Considerando a baixa qualidade do ensino e alienação dos sujeitos presos às condições contemporâneas, justificou-se a reestruturação educacional, visando as demandas da atual sociedade com saberes que propiciam liberdade de pensamento, a busca de autonomia e a desconstrução de um ambiente individualizado. Por meio da implementação da Lei nº 13.415/2017 foram elaboradas significativas alterações para etapa do ensino médio, projetando melhoria da qualidade e equidade do ensino. Dentre as alterações destacou-se a ampliação da jornada com disciplinas que pretendiam auxiliar futuras decisões dos alunos. Contudo, é comum que órgãos responsáveis pela execução de reformas não encarem os envolvidos como importantes articuladores. Pelo contrário, criam situações excludentes como professores treinados para serem aplicadores eficientes, e em relação aos alunos negam suas identidades. Assim, fomentou-se a necessidade de discutir a escola como um espaço de culturas, considerando o contexto social e ao mesmo tempo, retratando aspectos vinculados ao conhecimento científico para contribuir com o ensino de ciências. A metodologia proposta para esse trabalho foi a pesquisa qualitativa podendo assumir diferentes formas e ser conduzida por múltiplos contextos, isto é, fornecendo diversas estratégias a partir do entendimento dos sujeitos da investigação. Os dados coletados acerca do fenômeno estudado foram registrados em diário de campo, questionários via links e entrevistas presenciais. Portanto, a organização deste estudo esteve relacionada à problemática que representa as reformas educacionais no contexto do ensino médio. As inovações possuem diferentes níveis de abrangência, no entanto, a forma como são articuladas e planejadas podem não contribuir com desenvolvimento de temáticas de relevância sociocultural e, assim, impossibilitar a formação de cidadãos críticos e participativos dentro do processo de ensino e aprendizagem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS::CIENCIAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2619630087980610 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-5990-3074 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-5413-7964 | por |