Show simple item record

dc.contributor.authorHiraichi, Harumi Adriane
dc.date.accessioned2023-06-30T17:15:49Zeng
dc.date.available2023-06-30T17:15:49Zeng
dc.date.issued2023-04-27eng
dc.identifier.citationHIRAICHI, Harumi Adriane. Análise das potencialidades de uma prática interdisciplinar na formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática sobre elementos da Educação CTS. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18220.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18220por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the knowledge about STS Education (Science, Technology and Society) that is developed and expressed by future teachers - undergraduates - of Natural Sciences and Mathematics in a process of elaboration of a thematic interdisciplinary project in a formative practice that promotes an interdisciplinary training space. For this, in this qualitative research, we were inspired by Content Analysis (CA) to organize and categorize the texts written by the undergraduates in an interdisciplinary project elaborated in a group. Five interdisciplinary projects were analyzed based on a priori categories that deal with the elements of the STS approach, both from a conceptual point of view and from the practices created by the undergraduates. We conclude that characteristic elements of STS Education such as Thematic Approach, Interdisciplinarity and Contextualization were present in all projects, in addition, most of the proposed tasks present real problems in which the themes were broadly covered and advocate the democratization of scientific knowledge. However, none of the works written by the graduates demonstrates to strive with the Latin American Thought in Science, Technology and Society (LATSTS) generally presenting only North American visions of STS Education, which highlights how much LATSTS still distance from initial teacher education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação CTSpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectPLACTSpor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectSTS Educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectLATSTSeng
dc.subjectInitial teacher education.eng
dc.titleAnálise das potencialidades de uma prática interdisciplinar na formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática sobre elementos da Educação CTSpor
dc.title.alternativeAnalysis of the potential of an interdisciplinary practice in the initial training of teachers of natural sciences and mathematics on elements of STS Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821775579111920por
dc.contributor.advisor-co1Sales, Nilva Lúcia Lombardi
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092092558776882por
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de analisar os conhecimentos sobre Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) que são desenvolvidos e expressos por futuros professores - licenciandos - de Ciências da Natureza e Matemática em um processo de elaboração de um projeto interdisciplinar temático em uma prática formativa que promove um espaço de formação interdisciplinar. Para isso, nessa pesquisa qualitativa, nos inspiramos na Análise de Conteúdo (AC) para organizar e categorizar os textos escritos pelos licenciandos em um projeto interdisciplinar elaborado em grupo. Foram analisados cinco projetos interdisciplinares a partir de categorias a priori que versam sobre os elementos da Educação CTS, tanto do seu ponto de vista conceitual quanto das práticas criadas pelos licenciandos. Concluímos que elementos característicos da Educação CTS como Abordagem Temática, Interdisciplinaridade e Contextualização estiveram presentes em todos os projetos, além disso, grande parte das tarefas propostas apresentam problemáticas reais nas quais os temas foram abrangidos de forma ampla e preconizam a democratização do conhecimento científico. Todavia, nenhum dos trabalhos escritos pelos licenciandos demonstra esmerar-se com o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) apresentando de uma forma geral apenas visões norte-americanas da Educação CTS, o que ressalta o quanto o PLACTS ainda se distancia da formação inicial de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipId88887.666814/2022-00por
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3233377022494986por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9324-7720por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1311-0199por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8235-2741por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil