dc.contributor.author | Hiraichi, Harumi Adriane | |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T17:15:49Z | eng |
dc.date.available | 2023-06-30T17:15:49Z | eng |
dc.date.issued | 2023-04-27 | eng |
dc.identifier.citation | HIRAICHI, Harumi Adriane. Análise das potencialidades de uma prática interdisciplinar na formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática sobre elementos da Educação CTS. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18220. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18220 | por |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the knowledge about STS Education (Science, Technology and Society) that is developed and expressed by future teachers - undergraduates - of Natural Sciences and Mathematics in a process of elaboration of a thematic interdisciplinary project in a formative practice that promotes an interdisciplinary training space. For this, in this qualitative research, we were inspired by Content Analysis (CA) to organize and categorize the texts written by the undergraduates in an interdisciplinary project elaborated in a group. Five interdisciplinary projects were analyzed based on a priori categories that deal with the elements of the STS approach, both from a conceptual point of view and from the practices created by the undergraduates. We conclude that characteristic elements of STS Education such as Thematic Approach, Interdisciplinarity and Contextualization were present in all projects, in addition, most of the proposed tasks present real problems in which the themes were broadly covered and advocate the democratization of scientific knowledge. However, none of the works written by the graduates demonstrates to strive with the Latin American Thought in Science, Technology and Society (LATSTS) generally presenting only North American visions of STS Education, which highlights how much LATSTS still distance from initial teacher education. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Educação CTS | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | PLACTS | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | STS Education | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | LATSTS | eng |
dc.subject | Initial teacher education. | eng |
dc.title | Análise das potencialidades de uma prática interdisciplinar na formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática sobre elementos da Educação CTS | por |
dc.title.alternative | Analysis of the potential of an interdisciplinary practice in the initial training of teachers of natural sciences and mathematics on elements of STS Education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, João Ricardo Neves da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Sales, Nilva Lúcia Lombardi | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6092092558776882 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os conhecimentos sobre Educação CTS
(Ciência, Tecnologia e Sociedade) que são desenvolvidos e expressos por futuros
professores - licenciandos - de Ciências da Natureza e Matemática em um processo
de elaboração de um projeto interdisciplinar temático em uma prática formativa que
promove um espaço de formação interdisciplinar. Para isso, nessa pesquisa
qualitativa, nos inspiramos na Análise de Conteúdo (AC) para organizar e
categorizar os textos escritos pelos licenciandos em um projeto interdisciplinar
elaborado em grupo. Foram analisados cinco projetos interdisciplinares a partir de
categorias a priori que versam sobre os elementos da Educação CTS, tanto do seu
ponto de vista conceitual quanto das práticas criadas pelos licenciandos.
Concluímos que elementos característicos da Educação CTS como Abordagem
Temática, Interdisciplinaridade e Contextualização estiveram presentes em todos os
projetos, além disso, grande parte das tarefas propostas apresentam problemáticas
reais nas quais os temas foram abrangidos de forma ampla e preconizam a
democratização do conhecimento científico. Todavia, nenhum dos trabalhos escritos
pelos licenciandos demonstra esmerar-se com o Pensamento Latino-Americano em
Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS) apresentando de uma forma geral
apenas visões norte-americanas da Educação CTS, o que ressalta o quanto o
PLACTS ainda se distancia da formação inicial de professores. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Ar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | 88887.666814/2022-00 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3233377022494986 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-9324-7720 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-1311-0199 | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-8235-2741 | por |