Show simple item record

dc.contributor.authorSala, Lorena Laís
dc.date.accessioned2023-07-05T18:30:47Zeng
dc.date.available2023-07-05T18:30:47Zeng
dc.date.issued2023-05-05eng
dc.identifier.citationSALA, Lorena Laís. Educação e agricultura camponesa em Araras/SP: apontamentos para a educação em Ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18236.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18236
dc.description.abstractRural schools have a fundamental role, which goes beyond the act of educating, is an educational modality that aims at the social and political transformation of the subjects and the various dimensions of individuals. In this perspective, science education is one of the responsible for the transformation of students into more critical citizens and capable of becoming agents of transformation of the world in which they live. Thus, this research, which has a qualitative character, sought to identify aspects of everyday peasant life that can contribute to the teaching of science. Semi-structured interviews were conducted with five family members of students from the field school, as well as observations, with a field diary. In this context, the participants of the research present the ideal school, which here we call dream school, and according to them this school constitutes as one of the fundamental tools for the continuity of rural settlements, family farming and aspects that involve life in the countryside. In addition, the data presented show the possibility of dialogue between family farming and science teaching, which is based on the social reality of students and the community, which is essential for the subjects to transform their social reality. In this sense, from the voices that have long been silenced, there are possibilities that can contribute in various aspects to this school and the return of their activities, approach to life in the field and the Operational Guidelines for Basic Education in the field.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAssentamentos ruraispor
dc.subjectRural schooleng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectRural settlementseng
dc.titleEducação e agricultura camponesa em Araras/SP: apontamentos para a educação em Ciênciaspor
dc.title.alternativeEducation and peasant agriculture in Araras/SP: notes for Science educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sebastiani, Renata
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9773755519907716por
dc.contributor.advisor-co1Valdanha Neto, Diógenes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8853958256665125por
dc.description.resumoAs escolas do campo possuem um papel fundamental, que vai além do ato de educar, é uma modalidade educacional que visa à transformação social e política dos sujeitos e as várias dimensões dos indivíduos. Nessa perspectiva, o ensino de Ciências é um dos responsáveis pela transformação de estudantes em cidadãos mais críticos e capazes de se tornarem agentes de transformação do mundo em que vivem. Assim, a presente pesquisa, que tem caráter qualitativo, buscou identificar aspectos do cotidiano da vida camponesa que podem contribuir para o ensino de Ciências. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco familiares de estudantes da escola do campo, além de observações, com registro em diário de campo. Para a análise dos dados coletados, utilizamos o método de análise de conteúdo, que nos revelou um distanciamento entre a escola do campo do município daquela pensada pelos movimentos sociais. Nesse contexto, os participantes da pesquisa apresentam a escola ideal, que aqui chamamos de escola do sonho, e segundo eles esta escola constitui-se enquanto uma das ferramentas fundamentais para a continuidade dos assentamentos rurais, da agricultura familiar e, consequentemente, dos diferentes aspectos que envolvem a vida no campo. Ademais, os dados apresentados evidenciam a possibilidade do diálogo entre a agricultura familiar e o ensino de Ciências, estando este baseado na realidade social dos estudantes e da comunidade, sendo este imprescindível para que os sujeitos transformem a sua realidade social. Nesse sentido, a partir das vozes que por muito tempo foram silenciadas, apontam-se possibilidades que podem contribuir em diversos aspectos com esta escola do campo e com o retorno das suas atividades, buscando a aproximação da mesma à vida no campo e às Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso n° 88887.626373/2021-00, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3527978087784454por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9286-5682por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4565-6137por
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8170-0484por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal