Show simple item record

dc.contributor.authorFernandes, Beatriz Pires
dc.date.accessioned2023-07-12T18:25:07Zeng
dc.date.available2023-07-12T18:25:07Zeng
dc.date.issued2023-05-19eng
dc.identifier.citationFERNANDES, Beatriz Pires. Ensino de ciências por investigação: subsídios formativos para a formação inicial de professores. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18269.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18269por
dc.description.abstractThe inquiry-based teaching is configured as a didactic approach and in recent years has been highlighted, mainly by the characteristic of changing the dynamics of practices in order to attract students' attention to scientific issues and promoting scientific literacy. In order to keep the effectiveness of the investigative process in school units, it is important for future science teachers to know and be able to carry out investigative activities. To this end, it is necessary to discuss and analyze how initial training courses consider and should consider this issue. Faced with the need to achieve initial training from this perspective, the present research seek to identify which training subsidies are necessary for undergraduates in science to build knowledge teachers related to inquiry-based teaching and to analyze the development of these subsidies so that they help pedagogical actions related to the planning and application of investigative activities through a systematic literature review, the development of an formative activity, the Curricular Activity to Integrate Teaching, Research and Extension (ACIEPE) and the promotion of strategies. Therefore, for the analysis of the data the methodology of content analysis was used. The results pointed out by the literature show five possibilities of training subsidies, namely: Theoretical Foundation; Practical Opportunities; Collectivity; Reflection; and Formative Changes. Moreover, it was also possible to observe two more manners of training subsidies, pointed out by undergraduates and teachers, namely: Language adaptations and Knowledge and Legal Support. From this, it was possible to draw relationships between the results and propose possibilities and ways of approaching such subsidies in initial training.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades investigativaspor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectNecessidades formativaspor
dc.subjectInvestigative activitieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectFormative needseng
dc.titleEnsino de ciências por investigação: subsídios formativos para a formação inicial de professorespor
dc.title.alternativeInquiry-based science teaching: training subsidies for initial teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Milaré, Tathiane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155por
dc.description.resumoO ensino por investigação configura-se como uma abordagem didática e nos últimos anos vem recebendo destaque, principalmente pela característica de alterar a dinâmica das práticas a fim de atrair a atenção dos estudantes para as questões científicas, promovendo a alfabetização científica. Para que o processo investigativo se efetive nas unidades escolares é importante os futuros professores de ciências conhecerem e estarem aptos a realizar atividades investigativas. Para tal, é necessário discutir e analisar de que maneira os cursos de formação inicial consideram e devem considerar essa questão. Diante da necessidade de se alcançar uma formação inicial sob esta perspectiva, o presente trabalho buscou, através de uma revisão bibliográfica sistemática, do desenvolvimento de uma atividade formativa, a Atividade Curricular de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) e da promoção de estratégias, identificar quais subsídios formativos são necessários aos licenciandos em ciências para que esses construam saberes docentes relacionados ao ensino por investigação, além de analisar o desenvolvimento desses subsídios de modo que auxiliem as ações pedagógicas relacionadas ao planejamento e aplicação de atividades investigativas. Para a análise dos dados obtidos pelos instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo. A partir dos resultados identificou-se na literatura cinco possibilidades de subsídios formativos, sendo elas: Fundamentação Teórica; Oportunidades Práticas; Coletividade; Reflexão; e Mudanças Formativas. Com relação aos subsídios formativos apontados por licenciandos e professores, foi possível identificar mais dois, sendo eles: Adaptações da linguagem e Conhecimento e Amparo Legais. A partir disso, foi possível traçar relações entre os resultados e propor possibilidades e maneiras de como abordar tais subsídios na formação inicial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4677461756837182por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6557-1769por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil