dc.contributor.author | Carvalho, João Felipe Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T18:33:02Z | |
dc.date.available | 2023-07-14T18:33:02Z | |
dc.date.issued | 2023-05-15 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, João Felipe Gomes. Estéticas afrodiaspóricas na exposição pretatitude: emergências, insurgências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18282. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18282 | |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the visual arts known as "contemporary Afro-Brazilian" through the prism of the African Diaspora. Starting from the following question: How does contemporary Afro-Brazilian art represent the demands of populations constructed as black? I analyzed the exhibition design of the PretAtitude exhibition: Emergencies, Insurgencies, and Affirmations in Contemporary Afro-Brazilian Art, curated by artist Claudinei Roberto da Silva. In this analysis, I sought to highlight the relationship between the Afro-diasporic aesthetics of part of the itinerant exhibitions and their political agency. The objectives were to investigate the catalogs, identifying techniques, themes, and studying the present artists to better understand the aesthetics of each one. Through interviews, I sought to identify how the curator chose the title and what he is referring to with the terms that guide the exhibition. The hypothesis is that, from an artistic perspective and in the exhibition's agenda, we see how Afro-diasporic aesthetics and political agency are connected in a movement to reposition the place of Africa and the contributions of the racialized black population to human history. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Diáspora africana | por |
dc.subject | Expografia | por |
dc.subject | Estética | por |
dc.subject | Agência política | por |
dc.subject | Arte afro-brasileira contemporânea | por |
dc.subject | Visual arts | eng |
dc.subject | African diaspora | eng |
dc.subject | Exhibition design | eng |
dc.subject | Aesthetics | eng |
dc.subject | Political agency | eng |
dc.subject | Contemporary afro-brazilian art | eng |
dc.title | Estéticas afrodiaspóricas na exposição pretatitude: emergências, insurgências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea | por |
dc.title.alternative | Afrodiasporic aesthetics in the pretatitude exhibition: emergencies, insurgencies, and affirmations in contemporary afro-brazilian art. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silvério, Valter Roberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9421231847055027 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca analisar as artes visuais denominadas como "afro-brasileiras contemporâneas" pelo prisma da Diáspora africana. Partindo da seguinte indagação: Como a arte nomeada afro-brasileira contemporânea representa as demandas das populações construídas como negras? Analisei a expografia da exposição PretAtitude: Emergências, insurgências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea, de curadoria do artista Claudinei Roberto da Silva. Procurei assim evidenciar a relação entre a estética afrodiaspórica de parte das exposições itinerantes e sua agência política. Os objetivos foram investigar os catálogos, buscando identificar as técnicas, temáticas, bem como um estudo dos artistas presentes para compreender melhor a estética de cada um. Através de entrevistas procurei identificar como se deu a escolha do título e ao que o curador está se referindo com os termos que orientam a exposição. A hipótese é que, na perspectiva artística e na agenda da exposição, visualizamos como a estética e agência política afrodiaspórica estão conectadas em um movimento de reposicionamento do lugar da África e das contribuições da população racializada como negra para a história da humanidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA::HISTORIA DA SOCIOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA::TEORIA SOCIOLOGICA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/1848158302337955 | por |
dc.citation.edition | | |