Show simple item record

dc.contributor.authorCarvalho, João Felipe Gomes
dc.date.accessioned2023-07-14T18:33:02Z
dc.date.available2023-07-14T18:33:02Z
dc.date.issued2023-05-15
dc.identifier.citationCARVALHO, João Felipe Gomes. Estéticas afrodiaspóricas na exposição pretatitude: emergências, insurgências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18282.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18282
dc.description.abstractThis research aims to analyze the visual arts known as "contemporary Afro-Brazilian" through the prism of the African Diaspora. Starting from the following question: How does contemporary Afro-Brazilian art represent the demands of populations constructed as black? I analyzed the exhibition design of the PretAtitude exhibition: Emergencies, Insurgencies, and Affirmations in Contemporary Afro-Brazilian Art, curated by artist Claudinei Roberto da Silva. In this analysis, I sought to highlight the relationship between the Afro-diasporic aesthetics of part of the itinerant exhibitions and their political agency. The objectives were to investigate the catalogs, identifying techniques, themes, and studying the present artists to better understand the aesthetics of each one. Through interviews, I sought to identify how the curator chose the title and what he is referring to with the terms that guide the exhibition. The hypothesis is that, from an artistic perspective and in the exhibition's agenda, we see how Afro-diasporic aesthetics and political agency are connected in a movement to reposition the place of Africa and the contributions of the racialized black population to human history.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectDiáspora africanapor
dc.subjectExpografiapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectAgência políticapor
dc.subjectArte afro-brasileira contemporâneapor
dc.subjectVisual artseng
dc.subjectAfrican diasporaeng
dc.subjectExhibition designeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectPolitical agencyeng
dc.subjectContemporary afro-brazilian arteng
dc.titleEstéticas afrodiaspóricas na exposição pretatitude: emergências, insurgências e afirmações na arte afro-brasileira contemporâneapor
dc.title.alternativeAfrodiasporic aesthetics in the pretatitude exhibition: emergencies, insurgencies, and affirmations in contemporary afro-brazilian art.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421231847055027por
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar as artes visuais denominadas como "afro-brasileiras contemporâneas" pelo prisma da Diáspora africana. Partindo da seguinte indagação: Como a arte nomeada afro-brasileira contemporânea representa as demandas das populações construídas como negras? Analisei a expografia da exposição PretAtitude: Emergências, insurgências e afirmações na arte afro-brasileira contemporânea, de curadoria do artista Claudinei Roberto da Silva. Procurei assim evidenciar a relação entre a estética afrodiaspórica de parte das exposições itinerantes e sua agência política. Os objetivos foram investigar os catálogos, buscando identificar as técnicas, temáticas, bem como um estudo dos artistas presentes para compreender melhor a estética de cada um. Através de entrevistas procurei identificar como se deu a escolha do título e ao que o curador está se referindo com os termos que orientam a exposição. A hipótese é que, na perspectiva artística e na agenda da exposição, visualizamos como a estética e agência política afrodiaspórica estão conectadas em um movimento de reposicionamento do lugar da África e das contribuições da população racializada como negra para a história da humanidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA::HISTORIA DA SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA::TEORIA SOCIOLOGICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/1848158302337955por
dc.citation.edition


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil