Show simple item record

dc.contributor.authorFreire, Maria Júlia
dc.date.accessioned2023-09-05T19:27:17Zeng
dc.date.available2023-09-05T19:27:17Zeng
dc.date.issued2023-07-05eng
dc.identifier.citationFREIRE, Maria Júlia. Alfabetização Científica em diálogo com Tertúlias Dialógicas Científicas: aproximações e conciliações. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18522.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18522por
dc.description.abstractScientific Literacy (SL) is a current paradigm for Science Education and recognizing that access to scientific knowledge is a necessity for all. Considering that the Scientific Dialogic Tertulia (SDT) is a successful educational approach internationally validated, capable of contributing to the overcoming of educational inequalities by ensuring access to scientific knowledge produced by humanity and understood as a methodological possibility for SL, the overall objective of this research was to compare SDT and SL based on the most cited Brazilian scientific papers in Google Scholar within the scope of Scientific Literacy. For this purpose, the Bibliographic Research method was used, exploring works that mentions or refer to “Scientific Literacy”. To analyze the corpus, the Content Analysis method was applied, the Dialogic Learning, foundations of Dialogic Tertulias, and Freire’s contributions to literacy served as the reference. The analysis categories, consisting mile concern to the concept, conditions, and promotion of SL. The results confirmed that (a) SL can be understood as a lifelong process for learners, and (b) SL shares similarities with SDT as both are seen as ongoing processes that allow for a contextualized approach and emphasize the instrumental dimension of learning, with professors being essential to this process. Thus, the Scientific Dialogic Tertulia is understood as a methodological proposal for teaching in alignment with Scientific Literacy.eng
dc.description.sponsorshipOutrapor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtuação Educativa de Êxitopor
dc.subjectPesquisa bibliográficapor
dc.subjectAprendizagem Dialógicapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectSuccessful Educational Actioneng
dc.subjectBibliographic researcheng
dc.subjectDialogic Learningeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.titleAlfabetização Científica em diálogo com Tertúlias Dialógicas Científicas: aproximações e conciliaçõespor
dc.title.alternativeScientific Literacy in Dialogue with Scientific Dialogical Gatherings: approaches and reconciliationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Calzolari Neto, Anselmo João
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906309581958797por
dc.description.resumoA Alfabetização Científica (AC) é um paradigma atual para a Educação Científica, e compreende que o acesso aos conhecimentos científicos é uma necessidade de todos. Sabendo que a Tertúlia Dialógica Científica (TDC) é atuação educativa de êxito validada internacionalmente, capaz de contribuir para a superação das desigualdades educacionais, que garante acesso ao conhecimento científico produzido pela humanidade e entendida como possibilidade metodológica para a EC, o objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar a possibilidade de uso da TDC, enquanto alternativa metodológica, para a promoção da AC, a partir dos trabalhos científicos brasileiros mais citados no Google Acadêmico no Âmbito da Alfabetização Científica. Para tanto, foi empregada a modalidade de Pesquisa Bibliográfica, em que se realizou a exploração de trabalhos que citam ou fazem referência à “Alfabetização Científica”. Para a análise do corpus, empregou-se o método de Análise de Conteúdo, e foi adotado como referência a Aprendizagem Dialógica, os fundamentos das Tertúlias Dialógicas e as contribuições de Freire sobre alfabetização. As categorias de análise, constituídas por milha, dizem respeito ao conceito e condição para a promoção da AC. Os resultados corroboraram que (a) a AC pode ser entendida como um processo que acontece ao longo da vida dos educandos; e (b) a AC possui como aproximações da TDC o entendimento de ambas como processuais; que assumem uma abordagem contextualizada; e valorizam a dimensão instrumental da aprendizagem, tendo o professorado como essencial para este processo. Assim, explicita-se a Tertúlia Dialógica Científica enquanto proposta metodológica de ensino em acordo com a Alfabetização Científica.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.description.sponsorshipIdRTI - ProEx nº 9861/2020-43por
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0545873840370668por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-3327-3705por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6703-9079por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil