Show simple item record

dc.contributor.authorPeripato, David Pancieri
dc.date.accessioned2023-09-18T14:30:50Zeng
dc.date.available2023-09-18T14:30:50Zeng
dc.date.issued2023-06-29eng
dc.identifier.citationPERIPATO, David Pancieri. Formação, profissão docente e políticas educacionais: o que dizem os dados do Censo Escolar sobre os professores de matemática do ensino fundamental II da Região Sudeste?. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18560.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18560por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the implications of public educational policies - understood at first as strategies for the maintenance and reproduction of a certain societal form, the capitalist one - in the relationship between schooling and the forms of hiring mathematics teachers who work in basic education in elementary school II, Southeast region, based on the analysis of the census microdata made available by INEP in the years 2011, 2015 and 2020 since these data, in addition to being official, subsidize the country's public policies, and, therefore, allow us to describe the reality of teachers who are working in the basic education network. This premise allows us to infer about the discontinuity of current policies. To this end, the Statistical Package for the Social Science for Windows (SPSS) software was used to compile the corpus of data, allowing the compilation of variables from the microdata of the basic education census, the teacher input of interest, and the critical analysis was based on the theoretical and methodological assumptions of dialectical historical materialism, which allowed us to understand the causal links and the movement through which these policies are implemented, seeking to develop a synthesis between the inseparability of these two dimensions of reality (quantitative and qualitative). The statistic data suggest that both the forms of hiring and schooling do not meet the legal provision according to the provisions of article 62 of the Law of Guidelines and Bases of National Education, according to which the training of teachers will be done at a higher level, corroborating the crisis of the valorization of the career of these professionals.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessores de matemática do ensino fundamental anos finaispor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectElementary school math teacher final yearseng
dc.titleFormação, profissão docente e políticas educacionais: o que dizem os dados do Censo Escolar sobre os professores de matemática do ensino fundamental II da Região Sudeste?por
dc.title.alternativeEducation, teaching profession and educational policies: what do the School Census data say about elementary school mathematics teachers in the Southeast Region?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lozano, Daniele
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775248941851933por
dc.description.resumoCom esta pesquisa objetivou-se investigar as implicações das políticas públicas educacionais – estas compreendidas em um primeiro momento enquanto estratégias de manutenção e reprodução de uma determinada forma societária, a capitalista – na relação entre a escolaridade e as formas de contratação dos professores de matemática que atuam na educação básica no ensino fundamental II, região sudeste, a partir de análise dos microdados do censo disponibilizados pelo INEP nos anos de 2011, 2015 e 2020 visto que esses dados, além de serem oficiais, subsidiam as políticas públicas do país, e, portanto, permitem descrever sobre a realidade dos professores que estão atuando na rede de ensino básico. Tal premissa nos permite inferir sobre a descontinuidade das políticas vigentes. Para tanto, utilizou-se do software Statistical Package for the Social Science for Windows (SPSS) para a composição do corpus de dados, permitindo a compilação das variáveis dos microdados do censo da educação básica, do Input docente de interesse, e a análise crítica pautou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos do materialismo histórico dialético, que nos permitiu compreender os nexos causais e o movimento pelo qual essas políticas são implementadas, buscando-se desenvolver uma síntese entre a inseparabilidade dessas duas dimensões do real (a quantitativa e a qualitativa). Os dados sugerem que tanto as formas de contratação quanto a escolarização não atendem ao dispositivo legal conforme o disposto no artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segundo o qual a formação de docentes far-se-á em nível superior, corroborando com a crise da valorização da carreira destes profissionais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEdCM-Arpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5425650172924989por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-6347-6231por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2379-5403por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution 3.0 Brazil