Show simple item record

dc.contributor.authorEsteves, Luana
dc.date.accessioned2023-11-22T17:36:17Z
dc.date.available2023-11-22T17:36:17Z
dc.date.issued2023-09-06
dc.identifier.citationESTEVES, Luana. Reflexões sobre o ensino de botânica: desafios, dificuldades, importância e estratégias metodológicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18935.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18935
dc.description.abstractThis work is characterized as a bibliographic study on the teaching of botany in the Brazilian context. Searches were carried out on the Google Scholar and Scielo platforms, using the descriptors ‘’Botany teaching’’, ‘’history of botany teaching’’, ‘’botany teaching and environmental education’’, ‘’botanical blindness’’. The academic production inherent in the last 45 years regarding the teaching-learning of botany in basic education was considered. The aim is to present an overview of botany teaching and the needs to overcome problems related to it. The authors whose works were analyzed indicate the existence of recurring didactic and methodological problems and difficulties related to learning this area of knowledge, especially due to the fact that it is taught in an essentially descriptive way and distant from the students' reality. Historical problems related to this area are highlighted, such as the low value given to learning botany in schools and teacher training courses, the botanical blindness that prevails in society, the training needs presented by basic education teachers and little performance significant impact on the part of these professionals in relation to the students’ training needs. However, many authors present promising perspectives based on studies that analyzed the educational possibilities of teaching botany to basic education students. There is a recurring need to offer teachers more consistent training, with a view to contributing to the formation of citizens who can, through the appropriation of knowledge about botany, make more elaborate readings of the Brazilian environmental reality and develop a conservationist vision .eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImpercepção Botânicapor
dc.subjectDificuldades no Ensino Botânicopor
dc.subjectConservaçãopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEspaços Extraescolarespor
dc.subjectPlant Awareness Disparity (PAD)eng
dc.subjectTeaching Difficultieseng
dc.subjectConservationeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectExtracurricular Spaceseng
dc.titleReflexões sobre o ensino de botânica: desafios, dificuldades, importância e estratégias metodológicaspor
dc.title.alternativeReflections on teaching botany: challenges, difficulties, importance and methodological strategieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souto, Letícia Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9284280370140756por
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Fabricio do
dc.description.resumoEste trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico sobre o ensino de botânica no contexto brasileiro. Foram realizadas buscas nas plataformas Google Acadêmico e Scielo, a partir dos descritores ‘’Ensino de botânica’’, ‘’história do ensino de botânica’’, ‘’ensino de botânica e educação ambiental’’, ‘’cegueira botânica’’. Fora considerada a produção acadêmica inerente aos últimos 45 anos a respeito do ensino-aprendizagem de botânica na educação básica. Busca-se apresentar um panorama sobre o ensino de botânica e as necessidades de superação de problemas referentes ao mesmo. Os autores cujas obras foram analisadas indicam a existência de recorrentes problemas didáticos e metodológicos e dificuldades relacionadas à aprendizagem dessa área de conhecimento, especialmente pelo fato de ser ensinada de forma essencialmente descritiva e distante da realidade dos estudantes. São apontados problemas históricos relacionados a essa área, tais como a pouca valorização conferida à aprendizagem da botânica nas escolas e nos cursos de formação de professores, a cegueira botânica que prevalece na sociedade, as carências formativas apresentadas por professores de educação básica e uma atuação pouco significativa por parte desses profissionais em relação às necessidades formativas dos alunos. No entanto, muitos autores apresentam perspectivas promissoras a partir de estudos que analisaram as possibilidades educativas do ensino de botânica junto a estudantes de educação básica. Verifica-se ser recorrente a necessidade de oferecer aos professores uma formação mais consequente, tendo em vista contribuir com a formação de cidadãos que possam, por meio da apropriação de conhecimentos sobre botânica, fazer leituras mais elaboradas da realidade ambiental brasileira e desenvolverem uma visão conservacionista.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9881-1308por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil