Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Janaina Francieli Ferreira da
dc.date.accessioned2023-12-20T12:06:47Z
dc.date.available2023-12-20T12:06:47Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.identifier.citationSILVA, Janaina Francieli Ferreira da. Recursos para o acesso aos conteúdos da disciplina de ciências da natureza por estudantes com cegueira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19046.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19046
dc.description.abstractThe inclusion of students with visual impairments in regular education is still a challenge, especially with regard to access to Braille textbooks. Therefore, this research aimed to analyze the access of blind students to Natural Sciences curricular content, and the teaching strategies used by the teacher. To this end, a qualitative case study was conducted, with two blind students and their teachers from the Natural Sciences discipline, as well as Special Education, as participants. Data collection took place on the premises of a state public school, located in a medium-sized city in the interior of São Paulo. To achieve the proposed objectives, semi-structured interviews were carried out with blind students and questionnaires were administered to Natural Sciences and Special Education teachers, based on previously prepared scripts, covering the following themes: student-teacher relationship; knowledge of Braille; possible difficulties regarding the book; opinion about the book. Furthermore, observations were carried out, when it was possible to ascertain that students in regular classes do not have access to Braille – in written form or for reading, even due to the lack of a textbook for the subject in Braille. The results showed that the resources used by the Natural Sciences teacher cannot yet be considered inclusive, because it was found that the participation of blind students in the classroom was practically zero. The same can be said about collaborative planning between teachers, showing that there is a lot to be done so that the school inclusion of students with blindness is truly achieved.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectCegueirapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectCiências da naturezapor
dc.subjectBraillepor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectBlindnesseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectNatural scienceseng
dc.subjectBraillepor
dc.titleRecursos para o acesso aos conteúdos da disciplina de ciências da natureza por estudantes com cegueirapor
dc.title.alternativeResources for access to natural science content for blind studentseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Costa, Carolina Severino Lopes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0303439637261272por
dc.contributor.advisor-co1Paulino, Vanessa Cristina
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5235654050505504por
dc.description.resumoA inclusão dos alunos com deficiência visual no ensino regular ainda é um desafio, principalmente no que se refere ao acesso aos livros didáticos em braile. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar o acesso de alunos com cegueira a conteúdos curriculares de Ciências da Natureza, e as estratégias de ensino utilizadas pela professora. Para tanto foi conduzido um estudo de caso, de cunho qualitativo, tendo como participantes dois alunos com cegueira e suas professoras da disciplina de Ciências da Natureza, assim como a de Educação Especial. A coleta de dados sucedeu nas dependências de uma escola da rede pública estadual, localizada em uma cidade de médio porte no interior de São Paulo. Para alcançar os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos com cegueira e aplicados questionários às professoras de Ciências da Natureza e de Educação Especial, a partir de roteiros previamente elaborados, contemplando os seguintes temas: relação aluno-professor; conhecimento sobre o braile; possíveis dificuldades acerca do livro; opinião sobre o livro. Além disso, foram realizadas observações, quando se pôde averiguar que os alunos em sala regular, não possuem acesso ao braile – de forma escrita ou para leitura, até mesmo pela falta do livro didático da referida disciplina em braile. Os resultados apontaram que os recursos utilizados pela professora de Ciências da Natureza ainda não podem ser consideradas inclusivas, porque se constatou que a participação dos alunos com cegueira em sala era praticamente nula. O mesmo pode ser dito acerca do planejamento colaborativo entre as professoras, evidenciando que há muito que se fazer para que a inclusão escolar de alunos com cegueira seja realmente concretizada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4703115220562783por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil