dc.contributor.author | Silva, Luiz Henrique Teixeira da | |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T18:05:48Z | |
dc.date.available | 2024-01-26T18:05:48Z | |
dc.date.issued | 2023-12-20 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Henrique Teixeira da. Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19147 | |
dc.description.abstract | In Brazil, according to data from the National Household Sample Survey (PNAD - Continuous) in 2022, 56.1% of Brazilians identified themselves as Black (black/brown). According to data released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), at least 18.6 million Brazilians have some type of disability. This research, based on a documentary and microdata analysis, which, according to Triviños, is a descriptive study. Its objective was to analyze, based on national educational indicators, the entry of the Black and/or disabled population into Brazilian higher education in the year 2022 and the developments following the promulgation of Laws No. 12,711/2012. Concluding that it is necessary to gather this population for the construction of policies that make sense in the integration of these individuals regarding overcoming barriers imposed by capitalist society, which hinder these subjects, whether due to structural racism or discrimination based on body differences. This is to enable continuity in legislation such as the Quota Law. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Pessoas com deficiência | por |
dc.subject | Pessoas Negras | por |
dc.subject | Lei de cotas | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | People with disabilities | eng |
dc.subject | Black People | eng |
dc.subject | Quota law | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.title | Dez anos da lei n. 12.711/2012: uma análise dos indicadores de acesso ao ensino superior de pessoas negras e/ou com deficiência | por |
dc.title.alternative | Ten years of law no. 12,711/2012: an analysis of indicators of access to higher education for black people and/or people with disabilities | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Orlando, Rosimeire Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4254571422608459 | por |
dc.description.resumo | No Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD - Contínua) em 2022 56,1% dos brasileiros se declararam como Negros (pretos/pardos). Já de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 18,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Esta pesquisa, pautada em uma análise documental e de microdados, que de acordo com Triviños é um estudo de tipo descritivo. Teve por objetivo analisar, a partir dos indicadores educacionais nacionais, o ingresso da população negra e/ou com deficiência na educação superior brasileira no ano de 2022 e os desdobramentos posteriores à promulgação da Lei no 12.711/2012. Concluindo que é necessário reunir essa população, para a construção de políticas que façam sentido na inserção destes no que se refere a superação de barreiras impostas pela sociedade capitalista que impedem esses sujeitos, seja pelo racismo estrutural ou a descriminação das divergências do corpo, para que seja possível a continuidade em legislações, tais como, a Lei de Cotas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4723772157735839 | por |
dc.publisher.course | Educação Especial - EEspL | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0002-8365-9796 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-0990-6146 | por |