Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística
Date
2017-01-25Author
Vilela, Denise Silva
Costa, Daniela Netto Scatolin
Metadata
Show full item recordAbstract
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela discussão a respeito do significado e de aprendizagem. Um modo de analisar se o significado aprendido na escola se mantém em diferentes práticas seria observando estudantes em outras práticas não escolares. Este foi o procedimento da pesquisa cujo corpus foi constituído através da observação participante com um grupo de estudantes do ensino fundamental. O referencial teórico está centrado na noção de aprendizagem situada de Jean Lave em que são considerados os aspectos sociais e o contexto em detrimento às abordagens estritamente psicológicas conhecidas no campo da Educação. Ao tema da aprendizagem situada foram agregadas discussões filosóficas relativas à concepção wittgensteiniana de significado nos usos, na prática da linguagem. A análise indicou a pertinência do referencial e que a situação influencia no modo de praticar a matemática. Neste sentido, a pesquisa não corrobora uma concepção de aprendizagem como posse, que fica associada à ideia de transferência de conhecimentos, em que o significado seria carregado de uma situação a outra. Assim, a presente abordagem favorece a compreensão da noção de aprendizagem situada de modo a problematizar aspectos da noção de aprendizagem. This article presents research results that aimed to analyze the way in which students deal with math in different social practices, inside or outside school. The debate will be conducted by a discussion on meaning and learning. One way of perceiving whether meanings learnt in school are recognized in different practices would be matched by observing students in non-school contexts. The research tried to follow this guideline by selecting a data corpus that was collected using participant observation methods with a group of elementary school students. Theoretical framework is based on situated learning developed by Jean Lave, in which social aspects and contexts are considered, contrasting psychological approaches that are dominant in Education field. To the question of situated learning were added philosophical discussions related to Wittgenstein‟s meaning of use within language practices. The data showed that the framework is relevant and situation has an influence on the way one can practice mathematics. In this sense, the research does not confirm learning as a possession, related to knowledge transfer in which meaning could move from a situation to another. Thus, this approach favors the understanding situated learning as an important aspect of the concept of learning.
Collections
The following license files are associated with this item: