Show simple item record

dc.contributor.authorPantano Filho, Rubens
dc.date.accessioned2024-07-02T19:51:08Z
dc.date.available2024-07-02T19:51:08Z
dc.date.issued2024-04-23
dc.identifier.citationPANTANO FILHO, Rubens. A Dança e as Leis do Movimento: uma proposta para o ensino de Física. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19710.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19710
dc.description.abstractIn the context of reflections on the teaching of Physics in High School (HS), this dissertation contemplates an educational product that consists of a set of proposals for teaching concepts related to basic Mechanics and the laws associated with them, using Art – particularly Dance – as a support point and motivational element. Thus, we seek to bring together these two areas of knowledge inserted in two fields of knowledge that – apparently – do not present intersections or even approximations. In this way, Science – Physics in particular – is also treated as an element of the broad spectrum of culture, just as other human activities are traditionally considered as such: literature, music, fashion, gastronomy, religion, sport, customs, politics, among others. The work developed presents the studies of João Zanetic as its theoretical reference, from the University of São Paulo (Brazil), Luís Paulo Piassi, also from the University of São Paulo (Brazil), Glen Aikenhead, from the University of Saskatchewan (Canada) and Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos, from the University of Lisbon (Portugal). The proposals if this study include videos of folk, classical, ballroom, contemporary and/or competition dances, as well as images of dancers at specific moments of their performances, all appropriate as elements for discussing some themes of Classical Mechanics. Thus, we develop activities that bring Physics and Dance together and involve the typical physical concepts inherent to the study of movements: reference, displacement, speed, acceleration, force, energy and its conservation, torque and balance. The educational product was applied to three first-year classes of three Technical Courses (Electroelectronics, Computing and Mechanics) Integrated into High School at a federal educational institution in the city of Bragança Paulista, SP. In the activities carried out throughout an academic year, it is possible to observe a good motivation of the students involved in dealing with the topics. Furthermore, the respective evaluation processes also demonstrated an appropriate understanding of the concepts worked on in the application of the product.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísicapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMecânicapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectMechanicseng
dc.subjectArteng
dc.subjectMovementeng
dc.subjectDanceeng
dc.titleA Dança e as Leis do Movimento: uma proposta para o ensino de Físicapor
dc.title.alternativeDance and the Laws of Movement: a proposal for physics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pessanha, Márlon Caetano Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6347223505034848por
dc.description.resumoNo contexto das reflexões sobre o ensino de Física no Ensino Médio (EM), a presente dissertação contempla um produto educacional que consiste em um conjunto de propostas para o ensino de conceitos relacionados à Mecânica básica e as leis a eles associados, utilizando a Arte – particularmente a Dança – como ponto de apoio e elemento motivacional. Assim, busca-se aproximar essas duas áreas de conhecimento situadas em dois campos do saber que – aparentemente – não apresentam intersecções ou mesmo aproximações. Dessa forma, a Ciência – a Física em particular – também é tratada como um elemento do largo espectro da cultura, tal qual outros fazeres humanos tradicionalmente são assim considerados: a literatura, a música, a moda, a gastronomia, a religião, o esporte, os costumes, a política, entre outros. O trabalho desenvolvido tem como referencial teórico os estudos de João Zanetic, da Universidade de São Paulo (Brasil), Luís Paulo Piassi, também da Universidade de São Paulo (Brasil), Glen Aikenhead, da University of Saskatchewan (Canadá) e Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos, da Universidade de Lisboa (Portugal). Nas propostas oferecidas são utilizados vídeos de danças folclóricas, clássicas, de salão, contemporâneas e/ou de competição, bem como imagens de bailarinos em momentos específicos de suas performances, todos apropriados como elementos para discussão de alguns temas da Mecânica Newtoniana. Assim, as atividades aproximando Física e Dança envolvem os típicos conceitos físicos inerentes ao estudo dos movimentos: referencial, deslocamento, velocidade, aceleração, força, energia e sua conservação, torque e equilíbrio. O produto educacional foi aplicado em três turmas de primeiro ano de três Cursos Técnicos (Eletroeletrônica, Informática e Mecânica) Integrados ao Ensino Médio de uma instituição federal de ensino da cidade de Bragança Paulista, SP. Nas atividades realizadas ao longo de um ano letivo pode-se observar uma boa motivação dos estudantes envolvidos quanto ao tratamento dos temas. Além disso, os respectivos processos avaliativos também evidenciaram uma apropriada compreensão dos conceitos trabalhados na aplicação do produto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.description.sponsorshipId001por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3253980429514948por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0002-8383-8695por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4168-4181por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil